A corrida de patinação de velocidade em pista curta é uma dos diversos esportes que compõem o quadro de esportes dos Jogos Olímpicos de Inverno desde o seu surgimento nos Estados Unidos e no Canadá por volta de 1905. Para acelerar a corrida, as pistas de largada são ovais desde o início da patinação de velocidade tradicional.
No entanto, o fato de posteriormente terem que se adaptar a uma pista menor trouxe novos desafios, e com isso tiveram que desenvolver novas técnicas para conseguir melhorar o seu desempenho nas curvas fechadas e retas curtas.
O crescimento mundial veio com a participação de outros países, como Grã-Bretanha, Austrália, Bélgica, França e Japão em competições internacionais. Em 1967, a International Skating Union (ISU) oficialmente tornou a patinação de velocidade em pista curta um esporte.
Contudo, antes de 1976 não houve competições mundiais. Mesmo assim, os países continuaram competindo entre si de formas não oficiais nesses 9 anos.
O que é patinação de velocidade em pista curta?
A patinação de velocidade em pista curta é uma modalidade emocionante e que envolve bastante técnica. Também pode ser chamada de short track. Ela é uma versão compacta da patinação de velocidade tradicional, realizada em uma pista de gelo de dimensões menores, cerca de 111m de comprimento – bem menor em relação à pista normal, com 400m.
Os competidores disputam em grupos pequenos, geralmente quatro ou seis atletas por vez, o que torna as corridas mais intensas e cheias de ação.
Quando entrou para as Olimpíadas?
A patinação de velocidade em pista curta entrou na lista de esportes dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1992, durante os edição de Albertville, na França. Desde então, tem sido uma das modalidades mais emocionantes e populares das Olimpíadas de Inverno.
Na modalidade se disputam provas individuais nas distâncias de 500m, 1.000m e 1.500m, além de revezamentos de 2.000m (misto), 3.000m (feminino) e 5.000m (masculino), num ringue semelhante ao de patinação artística, onde homens e mulheres competem.
Regras da patinação de velocidade em pista curta
Na patinação de velocidade em pista curta os atletas competem em uma série de rodadas. Dessa forma, os mais rápidos avançam para as próximas fases. Normalmente são disputadas de quatro a seis atletas em cada corrida, sendo as fases: eliminatórias, quartas de final, semis e final.
O uso da estratégia é essencial nessa prova, já que você tem que decidir entre liderar o pelotão ou ficar mais atrás – mas não entre os últimos, somente o suficiente para guardar energia para a última volta. Dessa forma, o uso da estratégia certa pode decidir sua vitória ou derrota.
Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022, a patinação de velocidade em pista curta teve nove eventos, sendo divididos da seguinte forma:
- Masculino: 500m, 1000m, 1500m, revezamento 5000m
- Feminino: 500m, 1000m, 1500m, revezamento 3000m
- Misto: revezamento 2000m
Os dois melhores de cada eliminatória avançam para a próxima fase, sendo o tempo total do percurso avaliado também.