Marrocos se classificou para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e trouxe, de fato, um grande nome para sua convocação: Achraf Hakimi. Comandada por Tarik Sektioui, a seleção marroquina se classificou para o torneio olímpico após vencer a Copa das Nações Africanas Sub-23 no ano passado.
Depois de ficar de fora das duas últimas edições, o país africano consequentemente chega a Paris para sua 8ª participação no futebol nos Jogos Olímpicos.
Em todas as vezes em que jogaram o torneio, os marroquinos nunca avançaram além da segunda fase. Confira, abaixo, os convocados para representar o Marrocos nos Jogos Olímpicos.
A convocação do Marrocos para as Olimpíadas
Primeiramente, a lista provisória da convocação da seleção de Marrocos de Tarik Sektioui foi anunciada em 4 de julho com 22 jogadores. Depois disso, por outro lado, quatro atletas tiveram de ser cortados para a lista final de 18 nomes.
Além de Achraf Hakimi, estrela marroquina do Paris Saint-Germain, o goleiro Munir Mohamedi e o atacante Soufiane Rahimi foram escolhidos como os jogadores acima de 23 anos para integrar a seleção olímpica do país.
Veja, abaixo, a lista completa da convocação do Marrocos:
Goleiros:
- 1 – Munir Mohamedi – Al Wehda (Arábia Saudita)*;
- 12 – Rachid Ghanimi – FUS Rabat (Marrocos).
Defensores:
- 2 – Achraf Hakimi – Paris Saint-Germain (França)*;
- 3 – Akram Nakach – Union Touraga (Marrocos);
- 4 – Mehdi Boukamir – Sporting Charleroi (Bélgica);
- 5 – Adil Tahif – RS Berkane (Marrocos);
- 11 – Zakaria El Ouahdi – Genk (Bélgica).
Meias:
- 6 – Benjamin Bouchouari – Saint-Étienne (França);
- 7 – Eliesse Ben Seghir – AS Monaco (França);
- 8 – Bilal El Khannous – Genk (Bélgica);
- 13 – Yassine Kechta – Le Havre (França);
- 14 – Oussama Targhalline – Le Havre (França);
- 17 – Oussama El Azzouzi – Bologna (Itália);
- 18 – Amir Richardson – Stade Reims (França).
Atacantes:
- 9 – Soufiane Rahimi – Al Ain (Emirados Árabes Unidos)*;
- 10 – Ilas Akhomach – Villarreal (Espanha);
- 15 – El Mehdi Maouhoub – Raja Casablanca (Marrocos);
- 16 – Abde Ezzalzouli – Real Betis (Espanha).
*jogadores acima de 23 anos.
Classificação da Seleção de Marrocos para os Jogos Olímpicos
Para garantir sua vaga em Paris 2024 e fazer brilhar toda a convocação da seleção de Marrocos, foi preciso vencer a Copa Africana de Nações Sub-23, realizada no próprio país entre junho e julho de 2023.
Em sua campanha na competição, inicialmente a seleção marroquina começou vencendo a Guiné na estreia por 2 a 1. Em seguida, goleou Gana por 5 a 1 e encerrou a fase de grupos batendo o Congo por 1 a 0.
Posteriormente, na semifinal, Marrocos sofreu para derrotar o Mali. Logo após um empate em 2 a 2, os donos da casa se classificaram nos pênaltis por 4 a 3.
Após, frente ao Egito na grande final, o time então comandado por Issame Charai venceu por 2 a 1 na prorrogação, ficando com o título.
Segundo o regulamento da competição, os dois primeiros colocados se classificariam para a Olimpíada. Por conta disso, os marroquinos carimbaram seu passaporte a Paris juntamente ao vice-campeão Egito.
Adversários da convocação de Marrocos nas Olimpíadas
Por fim, na primeira fase do torneio olímpico de futebol, o Marrocos está no grupo B ao lado de Argentina, Iraque e Ucrânia.
Para se classificar para as quartas de final, a seleção marroquina precisa ficar entre os dois melhores colocados do seu grupo.
Caso se classifique na 1ª posição, a seleção africana enfrentará o 2° colocado do grupo A. Porém, no caso de ficar na 2ª colocação de seu grupo, enfrentará o líder do grupo A.
Dentre os possíveis adversários do Marrocos nas quartas de final, estão: Estados Unidos, França, Guiné e Nova Zelândia.