Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Conheça Rodrigo Pessoa, líder da equipe brasileira de hipismo nos Jogos de Paris

Conheça Rodrigo Pessoa, líder da equipe brasileira de hipismo nos Jogos de Paris

Publicado em:

Última atualização:

Presente em Jogos Olímpicos desde 1900, o hipismo é um dos esportes mais tradicionais nas competições esportivas. A modalidade é dividida em três categorias: saltos, equitação e adestramento. Nos jogos deste ano, o Brasil está representado por nove atletas, liderados por Rodrigo Pessoa.

O cavaleiro mais velho da equipe, Rodrigo está em sua oitava Olimpíada e atinge a marca de brasileiro com maior número de participações no evento. Sua equipe conta, ainda, com grandes nomes como Yuri Mansur e Pedro Veniss.

Quem é Rodrigo Pessoa?

Aos 51 anos, Rodrigo é, de fato, o atleta mais velho da delegação brasileira nos Jogos de Paris. Ele é filho de Nelson Pessoa, outro importante nome no hipismo olímpico do país. 

Para participar das competições de salto, Rodrigo está acompanhado de um novo cavalo, Major Tom, de 11 anos. Segundo Rodrigo, esse é o melhor animal que já montou, depois do lendário Baloubet Du Rouet, seu fiel companheiro por quase uma década.

Sua primeira participação olímpica foi nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, aos 20 anos. Além de ser eleito o atleta mais jovem, Rodrigo ficou em 9º lugar na classificação individual. Sua primeira medalha veio nos Jogos Pan-Americanos, em 1995. Na ocasião, Rodrigo levou ouro para casa, na categoria de saltos por equipe.

Além disso, nos Jogos de Pequim, em 2008, Rodrigo Pessoa conquistou o 5º lugar nos saltos individuais. Porém, seu cavalo Rufus testou positivo para uma substância proibida para animais, chamada nonivamida e utilizada para aliviar a dor. Por isso, o atleta foi desclassificado, suspenso por 135 dias, além de receber uma multa, de 1.285 euros.

Seu retorno às competições aconteceu em 2012, durante os Jogos Olímpicos de Londres. Rodrigo Pessoa foi o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, mas não trouxe nenhuma medalha para a equipe.

Posteriormente, em 2016, Pessoa não aceitou ficar na equipe reserva e cedeu sua vaga para Felipe Amaral. Durante os Jogos do Rio, contribuiu como comentarista para uma emissora francesa.

Atualmente, Rodrigo é um dos maiores representantes do esporte no mundo, e sua trajetória é marcada por títulos e medalhas de ouro. 

Apesar da origem brasileira, Rodrigo Pessoa nasceu na França e, atualmente, mora na Bélgica com sua esposa e três filhas.

Jogos de Paris

Todas as competições dos Jogos 2024 acontecem nos jardins do Palácio de Versalhes. A delegação brasileira participará de duas das três modalidades e conta com três conjuntos de titulares e um reserva.

O hipismo é o único esporte que conta com a participação de um animal e no qual homens e mulheres competem de igual para igual, sem distinção de gênero. É preciso ter no mínimo 18 anos para competir, enquanto o cavalo precisa ter mais de oito anos.

Liderados por Rodrigo pessoa, outros oito atletas representam o Brasil no hipismo. Conheça-os de acordo com as categorias:

Salto:

  • Yuri Mansur, 45 anos;
  • Stephan de Freitas Barcha, 34 anos;
  • Pedro Veniss, 41 anos.

Equitação:

  • Carlos Ramadam Parro, 46 anos;
  • Marcio Carvalho Jorge, 50 anos;
  • Rafael Mamprim Losano, 26 anos;
  • Ruy Leme da Fonseca, 51 anos.

Adestramento:

  • João Victor Marcari Oliva, 28 anos.

Últimas notícias

Na última segunda-feira, 29, a equipe brasileira ficou em 12º lugar na categoria equitação. E, na competição individual, ninguém chegou à final.

As próximas competições acontecem ao longo desta semana, com equitação individual e em grupo nesta terça e quarta-feira. Nos dias 1 e 2 de agosto, acontecem as competições de salto, com Rodrigo Pessoa disputando em busca de mais uma medalha.