Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Confira informações e curiosidades sobre o Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte

Confira informações e curiosidades sobre o Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte

Publicado em:

Última atualização:

Um dos principais espaços dos Jogos Olímpicos 2024, o Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte recebeu adaptações para ser palco de algumas disputas. Entretanto, o local não estará disponível com a conclusão da competição. Destacado por ter a maior capacidade da França, bem como a sexta na Europa, conheça o lugar e outros pontos dos jogos atuais.

História do Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte

Fundado em 1982, o Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte é um espaço destinado, inicialmente, a feiras comerciais, bem como exposições artísticas e congressos de várias naturezas.

Projetado em 1980 pelo arquiteto François-Régis Pelletrat, a área possui 135 hectares. Aliás, desde seu surgimento, o tamanho do local passou de 70.000 para 242.000 m² em 2010.

Atualmente, o Paris-Nord Villepinte conta com nove salas, 42 salas de reuniões, dois anfiteatros, 20 restaurantes e 22 barras. Além disso, sua localização está próxima do aeroporto Roissy-Charles-de-Gaulle. Portanto, trata-se de um local de fácil acesso.

Uma curiosidade interessante e importante sobre o Paris-Nord Villepinte é a preservação do meio ambiente. Em 2023, a França tinha 31,7% de área florestal, produzindo ainda 6,2% de energia a partir de fontes renováveis. Assim, o Hall 7 do local possui certificação HQE, emitida pelo órgão francês ligado à AQUA sobre qualidade ambiental.

Jogos Olímpicos 2024

Atualmente, o Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte recebe os Jogos Olímpicos, bem como será palco dos Jogos Paralímpicos. Nos Jogos de Paris, o local está sendo palco da fase eliminatória de boxe, além das provas de esgrima do pentatlo moderno. Nas paralimpíadas, abrigará as competições do vôlei sentado.

Arena Paris Norte

Para acomodar as modalidades, o Paris-Nord Villepinte se tornou “Arena Paris Norte”, ou comercialmente, “Adidas Arena”. O local tem capacidade para 6.000 mil espectadores. Ao redor, ou nas proximidades, estão localizados também o Stade de France, a Arena de Escalada Esportiva Le Bourget, o Centro Aquático, a Vila Olímpica e Paralímpica.

O ponto negativo, no entanto, é que o espaço será desativado após os Jogos Olímpicos, com o local voltando a receber feiras e eventos populares.

Outras sedes de modalidades

Além do Paris-Nord Villepinte, o Stade de France, estádio mais famoso da França, não poderia ficar de fora dos Jogos Olímpicos 2024. Localizado em Saint-Denis, próxima à Paris, foi inaugurado em 1998 para a Copa do Mundo. Sua capacidade é de quase 80.000 mil espectadores (79.959).

A estrutura provisória do Paris-Nord Villepinte também terá a companhia do estádio Roland Garros. Além das clássicas disputas de tênis, o local irá receber tênis em cadeira de rodas, além do boxe e do vôlei sentado. O Parc des Princes foi inaugurado em 1897 e é a casa do Paris Saint-Germain, bem como recebeu e ainda vai receber partidas de futebol masculino e feminino.

O Place de la Concorde é outro local importante da França e que serviu de casa para o skate e para o ciclismo. Além disso, o Grand Palais, outro centro histórico, recebeu as disputas de esgrima e taekwondo. O Estádio da Torre Eiffel é provisório, tal como o Paris-Nord Villepinte, e recebeu partidas de vôlei de praia, judô e outras modalidades.

Além de todos os locais citados anteriormente, o Paris Expo também faz parte das sedes dos Jogos Olímpicos 2024. Localizada no lado oposto do Paris-Nord Villepinte, a “Arena Paris Sul” faz parte desse complexo, que é também um centro de exposições e convenções. Entretanto, diferentemente da “Paris Norte”, o espaço continuará ativo após os jogos.