Grande nome da canoagem estadunidense na atualidade, Nevin Harrison é uma atleta de apenas 22 anos que tem chamado atenção por onde passa.
Desde a adolescência, Nevin participa de competições pelos Estados Unidos e vem ganhando competições e medalhas, além de recordes. Prestes a estrear nos Jogos Olímpicos 2024, ela foi diagnosticada com uma condição e quase não fez carreira no esporte. Conheça sua história abaixo!
Carreira de Nevin Harrison
Nascida nos Estados Unidos, Nevin Harrison iniciou na canoagem com apenas 12 anos no Seattle Canoe and Kayak Club. Ela já praticava outros esportes na época, mas se encontrou nas águas.
O problema era que, aos 14 anos, Nevin foi diagnosticada com displasia de quadril, uma condição que impossibilita que os ossos se desenvolvam corretamente, recebendo recomendações para que não praticasse mais esportes.
Aos 15 anos, entretanto, Nevin Harrison já disputava competições pelos EUA, tendo estreado na ICF Olympic Hopes Regatta, realizada na República Tcheca em 2017.
Na competição, ela disputou a prova de C1 1000 metros, ficando com uma medalha de prata, além de ter conquistado ouro nos 200 e 500 metros. Mais tarde, em 2019, a atleta se mudou para a Geórgia para treinar com Zsolt Szadovszki.
Primeiras medalhas olímpicas
Ainda em 2019, após duas seletivas vencidas, Nevin Harrison esteve nos Jogos Pan-Americanos, nos quais conquistou uma medalha de ouro nos 200 metros C1. Além disso, se destacou com a conquista do mundial ICF Canoe Sprint World Championships nos 200 metros C1.
Com isso, se tornou apenas a primeira estadunidense a alcançar o feito na modalidade velocidade da canoagem. Como resultado, além do prêmio e recorde, ela conquistou a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Pulando para 2021, quando a Olimpíada de Tóquio 2020 aconteceu, Nevin Harrison chamou atenção logo de cara. Isso porque a atleta foi medalhista de ouro nos 200 metros C1 feminino, tendo concluído a prova em 45.932 segundos.
Com apenas 19 anos, ela fez história ao se tornar a primeira mulher a se sagrar campeã na categoria de 200 metros, já que o sprint feminino foi novidade naqueles jogos.
Desafios e vida pessoal de Nevin Harrison
Após o ouro pan-americano, Nevin Harrison passou por problemas de saúde. Em 2023, a atleta enfrentou dores crônicas na lombar, que praticamente a prenderam na cama.
Ademais, teve uma lesão no tendão da coxa, problemas com o treinador anterior e, como resultado, muitas críticas por seu desempenho. Para superar o momento, ela precisou de ajuda de um psicólogo esportivo, bem como passou a treinar com Joseph Harper.
Desde pequena enfrentando problemas de saúde, Nevin Harrison está cursando Biologia na San Diego State University, com objetivo claro de cuidar e ajudar outras pessoas.
Além de atleta e estudante, ela ainda trabalha como garçonete em um bar de Pacific Beach, cidade onde mora atualmente.
Jogos Olímpicos 2024
Agora, Nevin Harrison se prepara para estrear nos Jogos Olímpicos 2024 na categoria 200 metros C1. A prova eliminatória está marcada para o dia 08 de agosto, a partir das 5h30 da madrugada (horário de Brasília).
No mesmo dia, caso se classifique, disputará as quartas de final a partir das 07h40 da manhã. Dois dias depois, então, ocorrerrão as semifinais, às 06h40 da manhã, enquanto as finais serão disputadas a partir das 08h40 da manhã.