Ana Marcela Cunha é uma das principais chances de medalha para o Brasil na Olimpíada de 2024. Nascida na Bahia, a nadadora se mudou para São Paulo e viu sua carreira decolar, conquistando medalhas e estabelecendo recordes pelo Time Brasil. Com os jogos se aproximando, nós separamos um resumo sobre a carreira da atleta. Confira abaixo!
Carreira de Ana Marcela Cunha
Ana Marcela Cunha é filha de pai e mãe atletas, sendo o primeiro nadador e a segunda ginasta. Como resultado, Ana passou a ter aulas de natação ainda na creche. Nascida em Salvador, Bahia, a brasileira começou a frequentar o Clube Olímpico de Natação em Salvador em 2001. Posteriormente, já em 2007, ela se mudou para Santos, onde treinou na Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
Conquistas
Logo de cara, o talento e amor à natação levou Ana Marcela Cunha para Pequim disputar os Jogos Olímpicos de 2008. Na maratona de dez quilômetros, a nadadora terminou em quinto lugar. Mais tarde, ela competiu em prova semelhante no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Roma 2009, terminando na 22ª colocação. Posteriormente, em 2010, Ana foi bronze no torneio mundial e campeã do circuito da Copa do Mundo. Como resultado da temporada, foi eleita a melhor nadadora pela Federação Internacional de Natação (FINA).
Ana Marcela Cunha continuou sua ascensão ao disputar os Jogos Pan-Americanos de 2011, no qual ficou em quinto lugar na maratona de dez quilômetros. Em 2013, participou do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e foi bronze nos cinco quilômetros. No ano seguinte, disputou pela primeira vez e venceu a Travessia Capri-Napoli, estabelecendo um recorde de seis horas, 24 minutos e 47 segundos para concluir a prova. Ela foi ainda tricampeã na Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, em Hong Kong, o que rendeu a ela o título de melhor atleta da FINA pela segunda vez.
Em 2015, Ana Marcela Cunha foi bicampeã mundial na prova da Maratona Aquática de 25 quilômetros. Como resultado, somando duas outras medalhas vencidas no mesmo ano, ela entrou para a história como a atleta com mais pódios em campeonatos mundiais de esportes olímpicos.
Finalmente, em 2016, Ana Marcela Cunha participou dos Jogos Olímpicos Rio 2016. No entanto, apesar de ser uma das favoritas, ela terminou na décima posição. Em entrevistas posteriores, a nadadora disse que não havia conseguido se alimentar na prova, o que a prejudicou. Três anos depois, Ana foi eleita ao International Marathon Swimming Hall of Fame. Na mesma temporada, conquistou ouro nos cinco e 25 quilômetros no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos.
Recorte recente
Mais tarde, Ana Marcela Cunha levou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Como resultado, estabeleceu o recorde de ser a primeira e única a levar a principal medalha da competição pelo Brasil. Em 2021, Ana foi campeã olímpica de Tóquio 2020, edição que estava prevista para ser disputada naquele ano, porém foi adiada devido à pandemia de Covid-19. A conquista também foi inédita entre atletas brasileiros.
Por fim, Ana Marcela Cunha conquistou a Copa Europeia de Águas Abertas em 2022 nadando na prova de dez quilômetros. Ela foi ouro na prova dos cinco quilômetros no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2022, além de pentacampeã nos 25 quilômetros. Recentemente, foi prata nos dez quilômetros nos Jogos Pan-americanos de Santiago 2023.
Chances na Olimpíada de 2024
O Brasil tem muitas chances de pódio nos Jogos Olímpicos de 2024. Uma das possíveis atletas a ganhar ouro, prata ou bronze é Ana Marcela Cunha na natação. Isso porque, a nadadora gosta muito de águas abertas e está em sua quarta olimpíada, o que mostra mais experiência. Sua estreia está prevista para o próximo dia 08 de agosto, às 2h30 (horário de Brasília), na prova de dez quilômetros.