Uma das principais atletas do mundo, Sifan Hassan se prepara para estrear nos Jogos Olímpicos 2024 com uma missão. A holandesa quer quebrar um recorde estabelecido em 1952 por um homem, bem como se tornar a primeira mulher a fazer a tripla no atletismo.
Ela já havia conseguido esse resultado em Tóquio 2020, mas desta vez tentará a maratona. Antes disso, vamos conhecer um pouco da história de Sifan. Confira!
Carreira de Sifan Hassan
Nascida na Etiópia, Sifan Hassan é uma corredora que, atualmente, compete pela Holanda. Isso porque, aos 15 anos, ela deixou o seu país como refugiada, encontrando nos Países Baixos uma forma de recomeçar.
Como já praticava corrida de forma recreativa, ela continuou no esporte, assumindo um caráter mais profissional enquanto fazia faculdade de Enfermagem.
Em 2011, Sifan Hassan passou a correr pelo Eindhoven Atletiek e logo participou da meia maratona de Eindhoven, vencendo a prova com um tempo de 77 minutos e dez segundos.
Mais tarde, ela seria vice-campeã da Sylvestercross e Mol Lotto Cross Cup, duas competições de cross country. No ano seguinte, Sifan venceu os torneios citados anteriormente, além dos 3.000 metros em Leiden Gouden Spike.
Foi em 2013, então, que Sifan Hassan se “descobriu” no esporte. Isso porque a atleta melhorou seu desempenho em tempo, vencendo, assim, a prova de KBC Night of Athletics em duas horas.
Posteriormente, saiu vitoriosa dos encontros Nijmegen Global Athletics e Golden Spike Ostrava de 1.500 metros e emplacou um vice-campeonato na mesma prova na Athletissima.
Nessa última, ela estabeleceu um recorde pessoal de quatro minutos, três segundos e 73 centésimos. Na mesma temporada, se tornou cidadã holandesa, podendo competir pela Holanda a partir de dezembro de 2013.
Carreira pela Holanda
Estreando pela nova seleção, Sifan Hassan conquistou a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Cross Country, disputada na categoria Sub-23. No mesmo período, venceu ainda a Warandeloop e Lotto Cross Cup Bruxelas.
Em 2015, participou do Campeonato Mundial e terminou a competição com um bronze nos 1.500 metros. Além disso, se tornou a terceira mulher holandesa a vencer o Campeonato Europeu de Cross Country, se juntando às, também africanas, Hilda Kibet e Lornah Kiplagat.
Posteriormente, na Olimpíada do Rio 2016, Sifan Hassan venceu os 1.500 metros, deixando Faith Kipyegon para trás por quatro minutos, seis segundos e 64 centésimos. No entanto, ficou em segundo lugar nas semifinais e acabou na quinta colocação na final.
Mais tarde, foi medalha de bronze nos 5.000 metros no Campeonato Mundial de Atletismo de 2017. No ano seguinte, quebrou o recorde europeu na corrida da Rabat Diamond League, com 14 minutos, 22 segundos e 34 centésimos.
Foi ainda melhor na edição daquele ano do Campeonato Europeu, pois ficou com o ouro nos 5.000 metros em um recorde de tempo de 14 minutos, 46 segundos e 12 centésimos.
Melhores recordes de Sifan Hassan
Além dos recordes citados anteriormente, Sifan Hassan é dona de muitos números em várias competições. Em 2020, ela bateu um recorde europeu que pertencia à Paula Radcliffe em 2002.
No dia 10 de outubro, Sifan concluiu a prova dos 10.000 metros em 29 minutos, 36 segundos e 67 centésimos. No ano seguinte, já nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a atleta foi bronze nos 1.500 metros, mas se destacou ainda mais por ter conquistado a medalha de ouro nos 5.000 e 10.000 metros.
Como resultado desses ouros, Sifan Hassan se tornou a primeira mulher holandesa a ganhar uma medalha olímpica no atletismo de longa distância.
Além disso, curiosamente, foi também a primeira competidora não queniana ou etíope a ficar em primeiro lugar em Olimpíadas desde Gabriela Szabo em 2000. Vale lembrar que ela nasceu na Etiópia, o que significa que a tradição africana nessas competições se manteve.
Desempenhos recentes
Em 2023, Sifan Hassan disputou a sua primeira corrida em distância clássica, se sagrando campeã da Maratona de Londres com duas horas, 18 minutos e 33 segundos.
Pouco tempo depois da estreia, ela voltou a competir em uma maratona, dessa vez na Holanda. Competindo nos 1.500 e 10.000 metros, a atleta conquistou a vitória nas duas, tendo concluído as provas em três minutos, 58 segundos e 12 centésimos e 29 minutos, 37 segundos e 80 centésimos, respectivamente.
Em outubro de 2023, foi campeã da Maratona de Chicago, estabelecendo um recorde de duas horas, 13 minutos e 44 segundos.
Jogos Olímpicos
Na última quarta-feira (31), Sifan Hassan anunciou que arriscará um feito inédito nos Jogos Olímpicos 2024. Além de repetir o pódio nas três provas que disputou em Tóquio 2020, a atleta tentará a tripla disputando os 5.000 e 10.000 metros, bem como a maratona.
Para isso, ela terá que vencer a prova de 5.000 metros, marcada para a sexta-feira (02 de agosto), e alcançar a final nesta distância, prevista para o dia 05.
Posteriormente, já no dia 09, Sifan Hassan terá pela frente os 10.000 metros, sendo que dois dias depois haverá a realização da maratona. Caso consiga o ouro nas três disputas, será a primeira mulher a conseguir o feito. Além disso, deixará para trás o recorde estabelecido por Emil Zatopek nos Jogos Olímpicos de 1952.