Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Confira a trajetória de Michel Augusto no judô

Confira a trajetória de Michel Augusto no judô

Publicado em:

Última atualização:

Primeiro atleta do judô do Sesi-SP a disputar uma edição das Olimpíadas, Michel Augusto teve uma participação sólida nos Jogos de 2024. O judoca avançou até as oitavas de final, mas não conseguiu passar por Ryuju Nagayama, do Japão. Assim, voltou ao Brasil mais cedo, porém com uma sensação positiva para continuar se preparando e vencer uma medalha futuramente. Antes disso, então, conheça a trajetória dele.

Carreira de Michel Augusto no judô

Michel Natan Felix Augusto é um atleta brasileiro que começou a treinar judô com apenas seis anos na Associação de Judô de Bastos, no município homônimo em São Paulo. A mãe dele tinha apenas um objetivo ao colocar o garoto em uma escola esportiva: não sobrar tempo para ficar ocioso. Como resultado, Michel já praticou futebol, natação, beisebol e, é claro, judô. Foi nesse último, aliás, que ele se encontrou e decidiu, após dois anos, que queria fazer carreira.

Posteriormente, Michel Augusto seguiu no judô de sua cidade até os 14 anos, quando teve a oportunidade de fazer parte do Projeto Futuro, em São Paulo capital. Assim, ele treinava nesse lugar, porém competia mesmo pelo São Caetano, tendo, inclusive, vencido o Campeonato Brasileiro de Judô em 2017. No entanto, com a pandemia de Covid-19, iniciada em 2020, o judoca teve que voltar para casa. No ano seguinte, ele recebeu um convite para treinar no Sesi-SP. Com 365 dias adaptado, venceu o bronze na categoria 60kg nos Jogos Sul-Americanos de 2022.

Recentemente, em 2023, Michel Augusto venceu uma medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de Judô. Após isso, então, seu principal resultado no esporte foi nos Jogos Pan-Americanos de 2023. Isso porque, o judoca conquistou a medalha de ouro na categoria 60kg. Já em 2024, Michel levou outro ouro ao vencer, pela primeira vez, o Campeonato Pan-Americano de Judô na categoria 60kg.

Caminho até os Jogos Olímpicos

Além disso, o Campeonato Mundial de Judô de 2024 viu duas lutas incríveis de Michel Augusto se transformarem em vitórias. Como resultado, o atleta chegou às oitavas de final e carimbou passaporte rumo à Paris para os Jogos Olímpicos de 2024. Porém, vale observar que a caminhada de Michel não foi fácil. Isso porque ele já teve problemas nos joelhos antes, o que atrapalhou seus planos e o fez pensar em desistir. Superado isso, aos 19 anos o brasileiro foi à França como o primeiro representante do Sesi-SP a conseguir uma vaga olímpica.

Jogos Olímpicos de 2024

No último dia 27 de julho, Michel Augusto disputou a categoria 60kg no judô masculino nos Jogos Olímpicos, tendo passado por cima de Sebastian Sancho com um waza-ari na etapa anterior. Porém, ele não obteve resultado positivo na sequência da competição. Embora o atleta tenha sido bravo e forte e permanecido quase nove minutos no tatame, os erros atrapalharam. Isso porque ambos competidores não estavam dando espaço um ao outro, o que, inclusive, rendeu a eles duas punições. O brasileiro, aliás, só perdeu a luta porque foi punido com três “cartões amarelos”, ou shidôs, que deram ao adversário a vitória mesmo sem pontuação.

Em entrevista na zona mista após as disputas do judô, Michel Augusto desabafou sobre a derrota. “A gente fica um pouco triste, né? Vim me preparando muito, sacrificando muitas coisas. Na luta, dei meu melhor, fui até o final. Sabia que ia ser bem difícil, mas esperava ter ganhado. Agora, vou fazer mais treinamentos estratégicos para não cometer mais esses erros, que são detalhes que fazem a diferença”, disse o atleta.