Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Conheça a história do ciclismo nas Olimpíadas

Conheça a história do ciclismo nas Olimpíadas

Publicado em:

Última atualização:

À medida que as Olimpíadas de Paris 2024 se aproximam, o mundo aguarda ansiosamente por este evento sazonal que celebra os mais diferentes esportes, incluindo o ciclismo.

Desde sua estreia nos Jogos Olímpicos, o ciclismo tem cativado os corações dos aficionados pelo esporte e dos atletas de todo o mundo, que estão ansiosos por competir pela medalha de ouro.

Neste post, você irá descobrir a história do ciclismo nas Olimpíadas, desde o seu surgimento até os dias atuais. 

O surgimento e evolução do ciclismo

O ciclismo, como conhecemos hoje, tem suas origens no século XIX, quando a bicicleta moderna foi desenvolvida. Desse modo, a primeira bicicleta reconhecida e apelidada de “máquina de correr” foi inventada pelo barão alemão Karl Drais em 1817. Ela consistia em duas rodas alinhadas e impulsionadas pelo movimento dos próprios pés no chão, sem pedais.

Em 1839, Macmillan construiu uma bicicleta com pedais acionados por uma manivela conectada à roda traseira. Sua invenção foi um marco na evolução da bicicleta, pois permitia um método mais eficiente de propulsão do que o impulso dos pés no chão, como era comum nas “máquinas de correr” anteriores.

A partir dessas criações, aplicaram-se melhorias ao longo do século XIX, incluindo a adição de pedais à roda dianteira e a introdução de uma estrutura metálica mais leve e estável.

Em 1861, Ernest Michaux, um fabricante de bicicletas francês, desenvolveu a “Michaux-Perreaux velocípede”, uma das primeiras bicicletas comercializadas em larga escala.

Agora, como se deu o ciclismo enquanto esporte? 

Os franceses foram os pioneiros a introduzir o ciclismo como uma modalidade esportiva ao construírem o primeiro velódromo em Paris, no ano de 1890. Três anos depois, o ciclista Henry Desgranges criou o Tour de France, considerada a competição mais famosa do ciclismo de estrada até hoje. No entanto, foi somente em 1896 que o esporte começou a ganhar projeção mundial e fazer parte dos Jogos Olímpicos.

A história do ciclismo nas Olimpíadas

O ciclismo estreou nos Jogos Olímpicos em Atenas, em 1896, marcando o início do esporte nas Olimpíadas. Desde então, competições de estrada, pista e mountain bike têm destaque nos Jogos, proporcionando momentos de pura adrenalina e conquistas espetaculares. 

A primeira prova olímpica do ciclismo foi uma corrida entre as cidades de Atenas e Marathon, com os ciclistas retornando à capital grega em uma competição que testou não apenas a resistência, mas também a habilidade dos participantes. 

No entanto, nas três edições seguintes dos Jogos, o ciclismo ficou ausente do programa, retornando somente em 1912, em Estocolmo. Desde então, o esporte tem sido uma presença constante em todas as edições dos Jogos Olímpicos. 

Todavia, assim como em muitos outros esportes, tanto nas Olimpíadas, quanto em outros campeonatos, o ciclismo costumava ser exclusivamente masculino. Somente em 1984, nas Olimpíadas de Los Angeles, as mulheres conquistaram a oportunidade de competir no esporte.

Hoje, cinco modalidades são destinadas ao ciclismo nas Olimpíadas, são elas: ciclismo de estrada, ciclismo de pista, mountain bike, BMX (Bike Motocross) e BMX estilo livre.