César Cielo é uma das figuras mais importantes para o Brasil nos Jogos Olímpicos. Para melhor noção, ele foi o primeiro, e até então o único esportista canarinho a levar um ouro na natação. O feito aconteceu nos Jogos de Pequim, em 2008, quando o competidor venceu a disputa dos 50m livres.
Vale destacar também que ele tem em seu currículo 38 medalhas no total, sendo 24 ouros, quatro pratas e oito bronzes. Ele também faz parte do Hall da Fama da Natação Internacional, é o brasileiro com mais títulos de campeonatos mundiais de todos os esportes e aparece atrás somente de Gustavo Borges com maior número de torneios conquistados internacionalmente.
Em um ano em que a delegação canarinha de natação se viu em polêmicas como o caso de Ana Carolina Vieira, e que o Brasil passou em branco nas competições aquáticas, relembrar os feitos de César Cielo e como o seu personagem é conhecido mundialmente é muito importante. Ele mesmo vem ganhando mais atenção por conta de seus conteúdos na internet. Recentemente, um vídeo seu nadando de costas com um copo em cima da cabeça, sem deixar ele cair na piscina, bombou nas redes sociais.
Sendo assim, quer saber mais sobre a trajetória profissional do esportista canarinho que ganhou a medalha de ouro no evento mais importante dos esportes, assim como seus títulos e recordes? Acompanhe a leitura do artigo para essas informações.
Os primeiros passos de César Cielo na natação
Entender sobre a carreira profissional de César Cielo também é buscar compreender sua vida pessoal. O atleta que nasceu em Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo, atualmente é casado com Kelly Gisch, com quem tem seu filho Thomas. Sem competir profissionalmente desde 2018, hoje o ex-nadador de 37 anos e 1,95 de altura é empresário e palestrante, além de focar em seu instituto de natação.
Conhecido como Cesão, sua trajetória nas águas começou no Esporte Clube de Piracicaba, em que a mãe dava aulas de natação. Após mostrar sua vontade de entrar profissionalmente em torneios, o esportista se mudou para o Clube de Campo de Piracicaba, e posteriormente para o Pinheiros. Por lá ele chegou a atuar em conjunto com a lenda do esporte Gustavo Borges.
Em seu primeiro torneio internacional, o competidor paulista já mostrava destaque e contou com muitos olhares sobre si. Participando no Campeonato Mundial de Natação em Piscina nos Estados Unidos em 2004, ele levou uma medalha de prata no revezamento 4×100.
Ainda, no mesmo torneio, o nadador ficou em décimo lugar nos 50 metros livre, sexto lugar nos 100 metros livre e quarto lugar no revezamento 4×100 metros medley. Números excelentes para um torneio inicial de um calouro.
Quando se mudou para os Estados Unidos para estudar na universidade de Auburn, César Cielo teve a oportunidade de treinar com o técnico australiano Brett Hawke, que se mostrou essencial para sua preparação para os Jogos Olímpicos de 2008. Nesse meio tempo ele consegue quebrar o recorde de tempo sul-americano nos 100m livres, que antes era de Fernando Scherer, com o registro de 48s61. A partir daí, o atleta canarinho não parou mais.
Conquistas, auge da carreira e recordes mundiais de César Cielo
Após a conquista inédita de ouro na natação para o Brasil, César Cielo foi considerado pelas mídias comunicativas da época como um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009, além de ser o melhor atleta ibero-americano e o maior esportista da década.
Se tornando um ídolo para os competidores das águas após sua conquista nas olimpíadas, para muitos ele é o maior nadador de toda a história do país. Além do primeiro lugar nos 50 metros livres, o paulista conquistou dois bronzes, uma nos 100 metros em Pequim e outra nos 50 livres em Londres.
Vale destacar que, em seu ciclo de preparação para sua segunda participação nos Jogos Olímpicos, ele foi campeão mundial quatro vezes. Em todas as suas participações, ele foi recordista nas provas.
Veja todos os títulos do nadador:
- 3 medalhas olímpicas;
- 19 medalhas em Campeonatos Mundiais;
- 8 medalhas em Pan-Americanos;
- 3 medalhas do Campeonato Pan-Pacífico
Confira agora os recordes que César Cielo ainda é o detentor:
- 50 metros livre na piscina longa: tempo de 20s91
- 4×50 metros medley na piscina curta: tempo de 1m30s51
Caso de Doping
Embora grandes sucessos marquem sua carreira, em 2011 César Cielo enfrentou suspeitas de doping. Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, os exames do atleta e de seus colegas de delegação detectaram a substância furosemida.
Para quem não sabe, esse é um diurético proibido pela Agência Mundial Antidoping que é comumente utilizado para mascarar o consumo de outras substâncias. Segundo o atleta paulista, o caso foi de apenas contaminação cruzada de um suplemento de cafeína. A CBDA aplicou apenas uma advertência.
O caso poderia ter acabado com a carreira do esportista, já que ele poderia ter sido suspenso do esporte por cerca de até dois anos. Entretanto, o Tribunal Arbitral dos Esportes considerou que elemento utilizado, após análise de todo o caso, não teve por objetivo melhorar o desempenho dos atletas ou de mascarar uma possível ilegalidade.