Entre os destaques dos Jogos de Paris, um nome brasileiro que repercutiu muito entre os torcedores amantes dos esportes foi o de Bruno Lobo. Ele foi o primeiro representante nacional na nova disputa da competição, a fórmula kite nas velas. O atleta é o atual bicampeão pan-americano na modalidade e sétimo colocado no ranking mundial.
Os ouros dele em Jogos Pan-Americanos vieram nas edições de Lima e Santiago. Para os Jogos de 2024, o esportista chegou antes de sua comissão para começar os treinamentos na Marina de Marselha durante o mês de junho.
É importante ver que, em nível mundial, ele também tem apresentado bom desempenho, já que garantiu o nono lugar no campeonato mundial de fórmula kite e performou bem diante dos principais nomes do torneio. Essa é a segunda vez consecutiva que o atleta fica no top 10 mundial.
Bruno Lobo fez sua estreia em Jogos Olímpicos em 2024 e, apesar de não ter conquistado um lugar no pódio, teve um bom desempenho. Quer entender mais sobre sua carreira, títulos e trajetória profissional? Acompanhe a leitura do artigo.
A trajetória e conquistas de Bruno Lobo
Embora essa tenha sido a primeira competição olímpica de Bruno Lobo, atleta de 31 anos, sua trajetória esportiva já é muito longa e conta com diversos títulos. Para melhor noção, aos 17 anos o atleta já havia sido campeão brasileiro no triátlon e era por três vezes o vencedor estadual. Além disso, o velejador já participou da Seleção Brasileira na disputa para vaga nas Olimpíadas da Juventude.
Convivendo com muitas lesões, o maranhense decidiu integrar-se na faculdade de medicina e mudar para a categoria de kitesurf. Em meio a essas mudanças, o esportista conciliava seus treinamentos com os estudos.
Atualmente, Bruno Lobo é cinco vezes campeão na fórmula kite e também é ortopedista e traumatologista. Sendo o primeiro representante olímpico brasileiro na categoria, sua temporada 2024 foi muito boa.
O atleta registrou grandes performances nos torneios que aconteceram na Espanha, conquistando o quarto lugar no Campeonato Europeu da área e a 11ª posição do Troféu Princesa Sofia. Ele também é o melhor esportista na modalidade em todo o continente, já que ganhou recentemente o Pan-Americano com apenas 21 pontos perdidos.
Desempenho nos Jogos de 2024
A Formula Kite contou com 20 participantes de 20 países diferentes na Olimpíada de 2024. O campeonato foi disputado entre os dias 04 e 09 de agosto. Ao todo, ela teve sete corridas, que definiu quem iria para as semifinais.
Bruno Lobo ficou na sétima colocação na primeira fase, com 28 pontos. Dessa forma, avançou para as semifinais. Nelas, ficou na terceira posição de sua chave. Com isso, não avançou para a grande final.
Ela acabou tendo o austríaco Valentin Bontus como grande vencedor. Toni Vodišek, da Eslovênia, ficou com a prata e Maximilian Maeder, de Singapura, fechou o pódio.
Apesar de não ter conquistado uma medalha, Bruno Lobo destacou que ficou feliz com sua participação no evento. Agora ele irá voltar suas atenções para as demais competições de 2024.