Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Conheça Bruno Fontes, atleta brasileiro na vela olímpica

Conheça Bruno Fontes, atleta brasileiro na vela olímpica

Publicado em:

Última atualização:

O paranaense Bruno Fontes acumula três participações olímpicas no currículo: Pequim 2008, Londres 2012 e Paris, bem como resultados importantes em competições nacionais e continentais. Todas as suas participações aconteceram na vela dinghy, categoria do esporte em que usa um barco Laser e compete sozinho.

A história de Fontes nos Jogos de Paris teve reviravoltas importantes. Posterior à sua conquista da prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, o atleta anunciou sua aposentadoria e optou por seguir a carreira de técnico. Entretanto, devido à covid-19, seus planos não deram certo e uma nova mudança de rota foi necessária.

Logo em seguida, mais precisamente em 2022, Bruno Fontes decidiu voltar a competir como atleta.

Ciclo pré-olímpico e os Jogos de Paris

De volta ao mar, o velejador competiu no Campeonato Sul-Americano de Montevidéu, no Uruguai, e saiu do torneio com o segundo lugar. O bom resultado o motivou a seguir em busca de novos objetivos.

Nesse sentido, Bruno começou a se preparar fisicamente no quintal da casa dos seus pais. Junto de jovens da comunidade e sua filha, o atleta olímpico participou de treinos de crossfit para melhorar a forma física e, ao mesmo tempo que se dedicava aos treinos, o velejador resolveu ir em busca de mais uma classificação para as Olimpíadas.

A esperada vaga veio no Campeonato Mundial de 2024, realizado em Adelaide, na Austrália. Bruno Fontes terminou a competição em 74ª lugar, mas a quinta posição nos Jogos Pan-Americanos de 2023 foi fundamental para que conseguisse a vaga.

Os Jogos de Paris

Os Jogos de Paris foram a terceira participação olímpica de Fontes. O velejador brasileiro chegou na competição como o 66º do Ranking Mundial da World Sailing. Apesar da expectativa por uma medalha, Bruno não conseguiu se classificar para a final da vela dinghy e terminou a competição na 28ª colocação.

Bruno Fontes nos Jogos Olímpicos passados

A primeira convocação de Bruno Fontes para as Olimpíadas foi em 2008, para os Jogos de Pequim. O brasileiro representou o Brasil na vela dinghy – categoria Laser para uma pessoa. Como resultado de sua participação, Fontes não conseguiu a pontuação necessária para chegar na final e acabou ficando com a 27ª colocação.

Apesar disso, Bruno seguiu a carreira e batalhou visando estar entre os classificados para a Olimpíada de Londres, e assim o fez. Nos Jogos de 2012, ele voltou a competir na vela dinghy – categoria Laser para uma pessoa. Dessa vez, Bruno Fontes melhorou consideravelmente sua classificação, conseguindo o seu melhor resultado em Olimpíadas, a 13ª colocação.

Fontes quase participou dos Jogos de Tóquio, mas não como jogador. Em outras palavras, Bruno foi convidado para ser técnico da equipe olímpica de vela da China. Entretanto, a pandemia da covid-19 atrapalhou a ida para Tóquio. Isso aconteceu porque as fronteiras do Japão foram fechadas e na véspera de sua viagem para o país, Bruno teve seu embarque proibido.

Estatística e títulos de Bruno Fontes

Bruno Fontes pode ser considerado o velejador mais experiente do Time Brasil e já esteve entre os principais velejadores do mundo na vela dinghy – categoria Laser para uma pessoa. Confira os números e títulos de Fontes:

  • A melhor posição no Ranking Mundial da World Sailing aconteceu em 2012, quando ficou em 2º lugar
  • Prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019
  • 4x campeão Sul-Americano de Vela
  • 7x campeão Brasileiro de Vela