Com provas disputadas entre os dias 25 de julho a 11 de agosto, a atleta Bruna de Paula projeta que o Brasil pode chegar forte para a conquista do pódio no handebol na capital francesa. Jogando no grupo B da categoria, contra as favoritas França, Espanha e Holanda, a jogadora não desanima e acredita no elenco experiente canarinho.
Eleita a melhor esportista na modalidade em 2022 pelo comitê olímpico brasileiro, a mineira natural de Campestre, sul do estado, é o principal destaque da equipe comandada por Cristiano Rocha. Nos últimos treinos, foi ela quem puxou a responsabilidade para conversar nas entrevistas e blindar o elenco. Além disso, vale destacar que todo o plantel conta com jogadoras atuantes na Europa, ou seja, no mais alto nível do esporte.
A trajetória de Bruna de Paula no handebol já passou por diversas equipes de alto nível. Vestindo a camisa do clube húngaro Győri ETO KC, a brasileira também representa a Seleção desde 2015, ganhando medalhas de ouro no Pan-Americano de Lima, Santiago e Argentina. Ela também já conquistou o título nos Jogos Sul-Americanos.
Quer saber mais sobre a trajetória, títulos e estatísticas da jogadora? Então acompanhe a leitura do artigo para ver também o que esperar do Brasil na Olimpíada de Paris no esporte.
A trajetória e os títulos de Bruna de Paula no handebol
A carreira de Bruna de Paula no handebol começou ainda muito cedo e, nesse início, ela buscava ajudar sua família. No entanto, com grandes características de impulsão e velocidade, a armadora não demorou para se destacar na equipe de São José dos Campos. Com isso, logo surgiu a primeira oportunidade para atuar em um time europeu, o conhecido Fleury Loiret.
Sem deixar a chance escapar, em sua primeira temporada a jogadora já mostrava que era uma das melhores do mundo, sendo eleita a melhor atleta estrangeira de toda a Europa. Com a carreira já consagrada, ela ainda foi eleita a MVP entre 2019 e 2020, com 68 gols marcados em todos os campeonatos.
Em toda sua trajetória profissional, a esportista já defendeu cinco clubes. Fora os listados acima, a camisa 2 também já participou do elenco do Nantes e do Metz, ambos da França. Em seu atual clube, ela conquistou como líder do plantel a Liga dos Campeões, sendo a sexta do time húngaro. Na temporada, Bruna de Paula atuando no handebol fez 40 gols e 22 assistências, tendo um aproveitamento de 52,6%.
Seleção Brasileira nas Olimpíadas
Na Seleção, a atleta atua desde 2015, conquistando seu primeiro título com os canarinhos no ano seguinte, nos Jogos Pan-Americanos do Sub-20. Em sua história, já são cinco medalhas de ouro pelo Brasil. Em suas estatísticas pela federação, ela já ultrapassa os 140 gols em apenas 50 jogos.
Para a Olimpíada de Paris, o técnico Cristiano Rocha conta com Bruna de Paula para fazer história no handebol e conquistar a primeira medalha do Brasil na modalidade. Importante ressaltar que a seleção nunca chegou em nas semifinais da categoria.
Suas melhores campanhas foram as de Londres 2012 e Rio 2016, quando os canarinhos chegaram às quartas de final. Em Tóquio 2020, a equipe foi eliminada ainda na primeira fase.