A nova geração da natação brasileira, com Eduardo Moraes, Fernando Scheffer, Stephanie Balduccini e Breno Correia, mostrou força nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
Aos 25 anos, Breno coleciona três medalhas no Mundial de Natação em Piscina Curta e sete no Pan. Além disso, o baiano se prepara para disputar a sua segunda Olimpíada com o Brasil.
Carreira de Breno Correia
O que começou como uma simples recomendação médica terminou em uma carreira de sucesso. Durante a infância, Breno, nascido em Salvador, sofria de bronquite asmático, rinite e sinusite.
O médico recomendou que o garoto praticasse natação para melhorar os problemas de saúde e, assim, ter uma vida melhor.
Breno entrou para o projeto social Tempo de Crescer, em Salvador. Lá, o esporte rapidamente se transformou em paixão. Em 2010, mudou-se para a família para o Espírito Santo e não conseguiu retomar a natação.
Entretanto, quando se transferiu para o Rio de Janeiro devido ao novo emprego do pai, o jovem voltou a praticar a modalidade. Em terras cariocas, competiu pelo Clube dos Aliados, Vasco, Tijuca e Flamengo.
Quando completou 18 anos, o atleta assinou com o Pinheiros, de São Paulo. Curiosamente, o campeão defende o clube até hoje.
Breno Correia competiu em sua primeira Olimpíada em 2021, em Tóquio. No revezamento 4x100m livre masculino, a equipe brasileira, que contou também com Pedro Spajari, Gabriel Santos e Marcelo Chierighini, terminou em 8º lugar na final. Já no revezamento 4x200m livre masculino, o grupo novamente ficou em último lugar.
O baiano está com o time Brasil na Vila Olímpica em Paris para participar dos Jogos Olímpicos de 2024. O jovem se prepara para nadar no revezamento 4x100m livre e, quem sabe, bater os adversários e, assim, trazer para casa a medalha.
Conquistas na natação
Breno só tem 25 anos, mas já é um gigante na natação. De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, o esportista contabiliza 114 medalhas de ouro, 34 de prata e 18 de bronze entre competições nacionais e internacionais.
Aliás, Breno também possui recordes em diferentes categorias. Como está na ativa desde cedo, a lista de títulos é extensa e, pelo que parece, não deve parar por aí.
Uma das principais conquistas do nadador é a medalha de ouro nos 4x200m livre no Mundial de Piscina Curta, em 2018. Naquele mesmo ano, ele também faturou o bronze no 4x100m livre.
Mais tarde, em 2021, ficou em terceiro lugar também no Campeonato Mundial nos 4x200m livre.
O jovem também possui bons números em Jogos Pan-Americanos, torneio que reúne países do continente americano.
Representando o Brasil, Breno Correia conquistou cinco medalhas em Lima 2019, sendo dois ouros (4x100m e 4x200m livre) e três pratas (200m livre, 4x100m medley e 4x100m livre misto). Já em Santiago 2023, o saldo foi de dois ouros (4×100 livre e 4×200 livre).
Ainda em seu currículo, o atleta venceu também o Campeonato Brasileiro na categoria dos 50 metros livre. Com o Pinheiros, coleciona o Troféu José Finkel 2017 nos 4×100 livre e 4×200 livre.
Outro mérito foi o recorde mundial de 4x200m livre no Mundial de Piscina Curta.