Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » O Brasil já ficou fora das Olimpíadas?

O Brasil já ficou fora das Olimpíadas?

Publicado em:

Última atualização:

As Olimpíadas de 2024 estão se aproximando. Depois dos últimos acontecimentos, muitos amantes do evento se perguntam se o Brasil já ficou fora das Olimpíadas alguma vez.

Os Jogos Olímpicos são um evento esportivo que acontece de quatro em quatro anos a nível global, fazendo com que diferentes países se enfrentem em uma variedade de modalidades esportivas.

A primeira vez que o Brasil competiu foi em 1952. Desde então, em cinco oportunidades, o Brasil já ficou fora do futebol nas Olimpíadas, incluindo na edição deste ano em Paris. Confira!

É verdade que o Brasil está fora das Olimpíadas?

Nenhum brasileiro gostaria de ver o Brasil fora das Olimpíadas 2024, mas essa será a realidade da edição deste ano. A desclassificação ocorreu em fevereiro de 2024, após perder de 1 a 0 para a Argentina. 

O jogo aconteceu no Estádio Nacional Brigido Duarte, em Caracas, localizado na Venezuela, e eliminou o Brasil no fechamento do pré-olímpico. 

Quantas vezes o Brasil já ficou fora das Olimpíadas

Não é a primeira vez que o Brasil fica de fora dos Jogos Olímpicos. Na verdade, já houve mais quatro ocasiões em que o país do futebol não pôde concorrer. Confira!

Melbourne 1956

Os anos de 1900 e 1956 marcaram o período em que todos os países puderam competir nos Jogos Olímpicos, mas o Brasil só competiu uma vez. Assim, somente em 1952, em Helsinque, na Finlândia, que o país pode participar.

Isso porque, naquele ano, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) não quis colocar a Seleção Brasileira no torneio olímpico.

Moscou 1980

Nesse ano, o pré-olímpico foi na Colômbia e o Brasil participou para garantir uma das duas vagas disponíveis. Liderados pelo técnico Jayme Valente, a equipe contava com jogadores como Mauro Galvão, do Inter, Dudu, do Vasco, e Anselmo, do Flamengo. 

Contudo, o Brasil não conseguiu se classificar, terminando em quinto lugar. Dessa forma, sofreram derrotas expressivas nos jogos seguintes, incluindo uma derrota por 3 a 0 para o Peru e uma goleada por 5 a 1 contra os donos da casa, os colombianos.

Barcelona 1992

Na edição de 1992, no pré-olímpico do Paraguai, o Brasil, que contava com o técnico Ernesto Paulo, trouxe um time com muitos craques do futebol nacional. 

Dessa forma, contava com jogadores experientes como Marcelinho Carioca, Cafu, Roberto Carlos e Dener, da Portuguesa. 

Apesar de conquistar vitórias contra o Peru e Paraguai, e uma derrota para a Colômbia, a equipe ainda teria que vencer a Venezuela por uma grande diferença. Porém, conseguiu apenas um empate, o que resultou em mais uma vez em que o Brasil já ficou fora das Olimpíadas.

Atenas 2004

No pré-olímpico do Chile, sob o comando de Ricardo Gomes, o Brasil tinha jogadores como Diego, Robinho, Gomes, Maicon, Nilmar e Dagoberto. 

Porém, mesmo conseguindo avançar para o quadrangular final, vencendo o Chile de 3 a 1, uma derrota por 1 a 0 para o Paraguai tirou o país da busca pela vaga para os jogos olímpicos de Atenas, tendo sido uma das vezes em que o Brasil já ficou fora das Olimpíadas.

Paris 2024

Liderados por Ramon Menezes, a Seleção Brasileira, que contava com o craque Endrick do Palmeiras como destaque, teve que enfrentar várias ausências durante os jogos por conta da falta de obrigatoriedade na participação dos jogadores. 

Dessa forma, mesmo terminando a primeira fase no topo do Grupo A com três vitórias, uma derrota para a Venezuela e um time reserva, ainda no pré-olímpico, uma derrota para o Paraguai e outra para a Argentina por 1 a 0 eliminaram o Brasil.

Impacto do Brasil fora das Olimpíadas 2024

Após perder a vaga nas Olimpíadas por conta da derrota de 1 a 0 para a Argentina, esta será a primeira vez desde os Jogos em Atenas, no ano de 2004, que o Brasil estará fora dos Jogos Olímpicos.

Ao não ser classificado, o Brasil já ficou de fora das olimpíadas e perdeu a chance de conquistar seu terceiro ouro em anos seguidos jogando nas Olimpíadas.