Bilal Coulibaly é um dos jogadores que estará presente no confronto da França contra o Canadá às 13:00 no dia 6 de agosto. Ele esteve na quadra nos três jogos de seu país na fase de grupos. A França ficou na segunda colocação em sua chave, ganhando do Japão e Brasil, e perdendo para a Alemanha. Vamos entender quem é o ala da equipe a seguir!
Quem é o jogador Bilal Coulibaly?
Coulibaly veio de Courbevoie, França, e desenvolveu suas habilidades no basquete desde cedo com o Courbevoie Sport Basket, antes de se juntar à equipe juvenil do Levallois Sporting Club Basket em 2017.
Sua carreira profissional decolou com o Metropolitans 92 em 2021, onde se destacou na liga sub-21 da França. Ele teve médias de 21,9 pontos, 2,6 roubos de bola e 1,2 bloqueios por jogo. As performances marcantes de Coulibaly ao lado do astro Victor Wembanyama chamaram a atenção dos olheiros da NBA. Sendo assim, isso levou à sua seleção no Draft de 2023 pelo Indiana Pacers, que posteriormente o negociou com o Washington Wizards.
Ao ingressar nos Wizards, Coulibaly teve um impacto imediato, estreando na Summer League da NBA de 2023 e se tornando o jogador mais jovem na história da franquia a começar um jogo.
Sua temporada de estreia o viu jogar 63 partidas, começando em 15, com médias de 8,4 pontos, 4,1 rebotes e 1,7 assistências por jogo. Apesar de um início promissor, sua temporada foi interrompida devido a uma fratura no pulso direito em março de 2024. A trajetória de Bilal Coulibaly desde as ligas francesas até a NBA mostra que o atleta tem potencial para ser uma grande estrela.
Carreira pelo seu país
Além de jogar atualmente pela equipe dos Washington Wizards, Bilal joga pela Seleção Francesa de basquete masculino. A primeira vez que Bilal Coulibaly jogou pela seleção sub-18 da França foi no Campeonato Europeu Sub-18 da FIBA de 2022. Ele teve médias de 7,7 pontos, 3,9 rebotes e uma assistência em sete jogos. Além disso, a França terminou em quinto lugar no torneio.
Quais são os títulos do ala?
Como podemos ver, apesar de jovem, Bilal tem um grande potencial no basquete masculino. Ele é um dos grandes nomes da categoria atualmente, porém até o momento não possui nenhum título. No entanto, Bilal tem a chance de levar uma medalha junto da Seleção Francesa nos Jogos Olímpicos de 2024.
Qual é a situação da seleção francesa de basquete nos Jogos Olímpicos?
Os franceses começaram sua trajetória na Olimpíada com uma vitória sobre a seleção do Brasil. Foi uma partida que terminou com placar de 78-66, com um jogo intenso de ambas as partes.
Após isso, o time enfrentou o Japão no dia 30 de julho e novamente saiu vitorioso. A partida contra a seleção nipônica acabou com o placar de 94 a 90. Já na última partida da fase de grupos, a França acabou sendo superada pela Alemanha, perdendo por 85 a 71. Coulibaly jogou apenas doze minutos, anotando um ponto.