Para os amantes de luta que estão no aguardo de grandes confrontos na Olimpíada de Paris 2024, ficar de olho em Barbara Santos no boxe pode ser uma boa pedida no evento. Classificada no peso-médio de sua categoria após vencer Camila Bravo na Pan de Santiago, a atleta tem tudo para estar no pódio esse ano.
Embora o sorteio do primeiro duelo ainda não tenha saído para a brasileira, sua primeira luta está marcada para 28 de julho, ou seja, já neste domingo. Vale destacar que, para alcançar o ouro na modalidade, a lutadora terá que vencer cinco desafios contra esportistas de outras regiões. A final acontece no dia 9 de agosto.
Vale destacar que o Comitê Olimpico brasileiro vem de três medalhas na última edição do evento, sendo um ouro, uma prata e um bronze. As conquistas vieram de Hebner Conceição no médio, Abner Teixeira no peso-pesado e de Beatriz Ferreira na categoria leve.
A expectativa da torcida é imensa para aumentar o quadro geral de títulos na seleção. Isso se deve muito ao fato do bom ciclo olímpico que Barbara Santos fez no boxe, conseguindo o título nos jogos Pan-Americanos do Chile em 2023. E afinal, a lutadora passou por grandes nomes do esporte, como a norte-americana Morelle McCane e Maria Moronta.
Quer saber mais sobre o boxe na Olimpíada de Paris 2024 e a trajetória profissional da Bynha? Então acompanhe a leitura do artigo!
A carreira de Barbara Santos no boxe e o que esperar da modalidade
Aos 32 anos de idade, a carreira de Barbara Santos no boxe começou a convite de seu treinador enquanto a lutadora ainda praticava kickboxing. Tendo destaque em seu primeiro campeonato na modalidade, a talentosa jovem decidiu continuar na categoria pois viu um futuro promissor com a prática.
Com seu refino no passar do tempo, mesmo com instabilidades durante sua trajetória, a esportista ainda conseguiu chegar até a seleção brasileira a convite do Comitê Olímpico. Desde o início do ciclo para Paris a oportunidade se mostrou ainda mais certeira para a atleta.
Vale destacar que, além do ouro conquistado no Pan-Americano de 2023, as conquistas de Barbara Santos no boxe ainda incluem o bronze no Campeonato Mundial Feminino de Nova Déli, na Índia. Assim, podemos entender que em sua primeira aparição ela já provou a todos o quanto estava dedicada em representar o Brasil na França.
Outro fato importante é que a lutadora desceu sua categoria de 70kg para 66kg por estratégia de sua comissão técnica. Após mudanças, já em 2022 Bynha, apelido conhecido de Bárbara, encerrou o ano de maneira invicta. Somente um ano após a edição de Tóquio ela já havia conquistado: Jogos Sul-Americanos Assunção-2022; Campeonato Continental; Torneio Nacional; e o Grand Prix Internacional;
Para Paris 2024, Barbara Santos tem tudo para aparecer como uma das candidatas favoritas no boxe. Vale lembrar que a disputa é separada em 13 categorias, sendo sete masculinas e seis femininas. No total, 248 atletas são divididos igualmente entre 124 homens e 124 mulheres. Como nos torneios tradicionais do esporte, as lutas são definidas a partir do peso dos atletas.