Na última quinta-feira (26), Ana Luiza Caetano, do Tiro com Arco, promoveu a estreia do Brasil nas Olimpíadas 2024. A brasileira participou das primeiras provas do país em Paris antes mesmo da Cerimônia de Abertura.
Ela concluiu a classificação em 19º lugar, assegurando sua vaga na fase final da prova individual feminina da modalidade. Além disso, Ana Luiza Caetano também avançou para a fase oitavas de final das equipes mistas ao lado de Marcus D’Almeida.
Veja como foram as provas que classificaram a brasileira para a fase final do tiro com arco:
Desempenho de Ana Luiza Caetano na prova individual feminina
Um dia antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, Ana Luiza se tornou a primeira brasileira em ação em solo francês. Sua prova não foi transmitida oficialmente, mas ela conquistou um resultado importante e avançou para a fase final da prova individual feminina.
Ana Luiza Caetano terminou a prova classificatória na 19ª colocação, marcando 660 pontos no total.
Em uma prova que consiste em duas rodadas de seis tiros, a brasileira chegou a ficar na 11ª, mas acabou caindo algumas posições. Apesar disso, ela se garantiu na fase 64 avos de final, duas antes das oitavas. Inclusive, em uma das rodadas, Ana acertou todas as flechas na pontuação máxima.
Nessa mesma prova, a sul-coreana Sihyeon Lim bateu o recorde olímpico e mundial ao marcar 664 pontos.
Na sequência dos Jogos, a brasileira de 21 anos enfrentou a eslovena Zana Pintaric, que na fase de classificação foi a 46ª colocada com 638 pontos. Assim como Ana, a atleta da Eslovênia também disputa a Olimpíada pela primeira vez.
No confronto válido pela fase 32 avos de final, Ana derrotou a atleta da Eslovênia por 6 a 2 e avançou para a fase 16 avos de final.
Em seguida, ela derrotou a malaia Syaqiera Mashayikh em um duelo muito apertado que terminou em 6 a 5. Com isso, a brasileira chegou a fase oitavas de final, igualando a melhor campanha brasileira na história da modalidade.
Classificação nas equipes mistas
Além disso, Ana Luiza Caetano também se classificou para a final das equipes mistas ao lado de Marcus D’Almeida.
Em prova realizada logo após a feminina, o brasileiro foi o 17° colocado, somando 673 pontos. Com isso, ele não apenas se classificou à fase 64 avos de final do individual masculino, como também ajudou o Brasil a chegar às oitavas de final das equipes mistas.
Com a somatória dos pontos dos dois atletas, o Brasil se firmou na 10ª posição, ficando entre os 16 melhores que avançaram. No geral, o time brasileiro totalizou 1333 pontos, mesma pontuação da Itália, que foi 9ª colocada.
Restante da competição
Ana Luiza Caetano acabou sendo eliminada francesa Lisa Barbelin, uma das principais competidoras da Europa. O duelo foi pela fase oitavas de final e terminou em 6 a 2 para a rival da brasileira. Com isso, ela conquistou o 9° lugar geral.
Além disso, na prova de equipes mistas, Ana Luiza Caetano e Marcus D’Almeida acabaram ficando pelo caminho nas oitavas de final. A dupla brasileira acabou sendo superada pela dupla mexicana formada por Matias Grande e Alejandra Valencia, por 5 a 1.