Quando pensamos nos Jogos Olímpicos, uma das modalidades que mais chamam a atenção são as disputas aquáticas. Com isso, os olhos da torcida brasileira certamente estavam focados em Ana Carolina Vieira na natação. Tendo grandes marcas de destaque nos campeonatos nacionais, a paulista que representa também o Minas Tênis Clube era uma das esperanças do Brasil em Paris. Entretanto, por problemas com a delegação, a nadadora foi expulsa da edição.
Tendo tido um mau desempenho no Mundial de Esportes Aquáticos de Doha em 2024, ficando no 24º lugar e não se classificando para as semis dos 50m peito, a esportiva canarinho estava emplacando bons tempos na piscina em suas últimas participações dos torneios nacionais. Para melhor noção, ela nadou a distância para 31s81 e encerrou com a sétima posição no evento do Catar.
Vale destacar também que ela ficou a centésimos da classificação. Isso porque a portuguesa Ana Pinho Rodrigues levou a última vaga, marcando 31s25, ou seja, com apenas 50 centésimos de segundos de diferença.
Sua última disputa antes do início da Olimpíada de Paris foi no Campeonato Brasileiro Absoluto de natação, no qual a atleta ficou em primeiro lugar com o tempo de 54,45s nos 100 metros livre. O evento aconteceu no dia 9 de maio.
Quer saber mais sobre a trajetória de Ana Carolina Vieira na natação e por que a esportista foi expulsa da Olímpiada 2024? Então acompanhe a leitura do artigo para entender o caso, além de ver os títulos e estatísticas da atleta.
A carreira e os títulos de Ana Carolina Vieira na natação
Sendo um prodígio nos esportes aquáticos, a carreira de Ana Carolina Vieira na natação já mostra a atleta brilhante que ela é. Com apenas 23 anos, a esportista paulista já vai para seu segundo ciclo olímpico, e tem tudo para participar do evento em 2028 e 2032.
Aos 10 anos de idade a nadadora de Ubatuba já participava da escola do Corinthians, onde buscou aprimorar suas habilidades na água. Logo no início ela se destacou no clube e se concentrou em refinar seu tempo para provas de velocidade. Foi questão de tempo até conquistar seus primeiros títulos brasileiros e continentais.
Para melhor noção, aos 13 anos ela encerrou sua temporada como vice-campeã brasileira na prova de 100 metros peito, alcançando a segunda posição no ranking nacional. Além disso, ela recebeu muitos holofotes nos jogos escolares, que reunia esportistas entre 15 e 17 anos.
Com uma carreira já significativa no esporte, é no ano de 2018 que Ana Carolina Vieira começa a ter relevância internacional. Participando das Olimpíadas da Juventude em Buenos Aires, a atleta conseguiu duas medalhas de prata no torneio.
Tendo muitos olhares sobre si, a paulista foi para sua primeira Olimpíada em 2021, nos Jogos de Tóquio. Embora não tenha participado das competições individuais, a esportista participou na equipe de revezamento 4×100 metros livre feminino. Ela representou o Brasil ao lado de Etiene Medeiros, Larissa Oliveira e Stephanie Balduccini. No evento, o grupo ficou na sexta posição de sua categoria.
Por que a nadadora foi expulsa dos Jogos de Paris pela COB?
Para Paris 2024, Ana Carolina Vieira estaria presente na natação nos 100 metros nado peito e nos 100 metros nado livre. Contudo, ela foi excluída da delegação da Seleção Brasileira na Olimpíada 2024 no dia 28 de julho. O caso aconteceu enquanto a atleta já estava na França. Para melhor noção do caso, Ana Carolina Vieira foi punida por ter deixado a Vila Olímpica sem autorização do COB.
Ela, ao lado de Gabriel Santos, que também foi punido por advertência, teriam cometido atos de indisciplina e foram punidos. No entanto, Ana Carolina teria reagido “de forma desrespeitosa e agressiva”, segundo nota do Comitê, o que resultou no seu desligamento e seu retorno. Vale destacar que a nadadora já teria tido problemas outras vezes. Para melhor noção, em maio do ano passado ela teria se envolvido em uma briga com outra nadadora durante a premiação do Troféu Brasil, dando um tapa na rival e chegando a esfregar o rosto da adversária em uma grade.
A esportista já está em São Paulo e afirmou em entrevistas que todos saberão o seu lado em breve.