Normalmente, quando pensamos na modalidade do judô, os primeiros países que vem à cabeça são asiáticos, como o Japão, ou até mesmo o próprio Brasil. No entanto, uma escola bem-sucedida no continente europeu é a França. Os franceses têm uma longa tradição no esporte e alguns dos melhores atletas da história. Nesta Olimpíada de Paris, mais do que nunca, os judocas do país anfitrião estão mostrando a cara, como é o caso de Amandine Buchard, medalhista de bronze na categoria 52 quilos.
Leia o texto a seguir para descobrir mais sobre a sua performance em Paris. Além disso, confira um pouco da sua biografia no esporte.
O começo de Amandine Buchard
Amandine Buchard nasceu em 1995, na comuna de Noisy-le-Sec, nos subúrbios da Cidade Luz.
A atleta começou no esporte quando jovem, e já se destacava nas categorias juniores. Aliás, para se ter uma ideia, Amandine foi medalha de ouro no Campeonato Mundial de Judô Júnior, também na categoria 52 quilos.
A partir desse resultado, parece que sua carreira decolou. No Mundial adulto do mesmo ano, chegou a conquistar medalha de bronze nos 48 quilos e foi uma das mais jovens a estar no pódio durante o torneio. Além disso, para completar a temporada mágica, também foi bronze no IJF Grand Slam realizado em Paris.
Essas conquistas seriam um prelúdio da sua carreira, extremamente vitoriosa. Mesmo com 29 anos atualmente, é possível colocá-la como uma das grandes judocas da história da França.
Conquistas de destaque
Falando em vitórias, nada melhor do que olhar um pouco do currículo de Amandine para descobrir a sua qualidade dentro do tatame. São vários os grandes feitos realizados por ela, mas dentre os principais, dá para destacar:
- 1 ouro na Olimpíada de Tóquio;
- 2 ouros em Campeonatos Europeu de Judô;
- 2 ouros no torneio Junior World Masters;
- 7 ouros no IJF Grand Slam;
- 5 ouros no IJF Grand Prix.
Vale destacar que os torneios IJF são os torneios da Federação Internacional de Judô. Todos os campeonatos dela contribuem para o ranking individual de cada atleta e atualmente Buchard é a quarta em sua categoria.
A performance de Amandine Buchard na Olimpíada de 2024
Agora que você descobriu o quão bom foi o desempenho de Amandine nos últimos anos, é hora de comentar sobre o seu desempenho durante os Jogos de Paris.
Nas provas ocorridas em 28 de julho, Amandine começou com tudo a competição e venceu os dois primeiros duelos. O primeiro contra Sofia Asvesta, do Chipre, e o segundo contra a brasileira Larissa Pimenta, que, aliás, foi bronze.
No entanto, acabou por ser derrotada na fase da semifinal em um confronto intenso contra a atleta do Uzbequistão Diyora Keldiyorova. Isso a levou à disputa de terceiro lugar, em que venceu a húngara Réka Pupp e ainda conseguiu o pódio.
Embora já tivesse ganho o ouro na última edição, Amandine foi às lágrimas quando recebeu a medalha de terceiro posto. De acordo com ela: “Essa medalha realmente tem um sabor especial, porque é uma Olimpíada muito difícil, com altas, baixas, lesões…“.