O levantamento de peso está presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Verão, em 1896, na Grécia. Entretanto, as mulheres só passaram a fazer parte da competição em Sydney 2000. Desde então, as atletas estão ampliando cada vez mais o seu domínio na modalidade, assim como a carioca Amanda Schott, a grande revelação do Brasil.
Amanda e Laura Amaro foram as únicas brasileiras classificadas para as Olimpíadas de Paris 2024. As atletas são esperança de medalha no halterofilismo para o Brasil.
Carreira de Amanda Schott
A trajetória de Amanda não traz a mesma história dos outros atletas, na qual a jovem começa a treinar desde cedo. Pelo contrário, a garota passou por diferentes modalidades até encontrar o levantamento de peso.
Em entrevista para a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, a carioca nascida em Niterói contou que tudo começou na ginástica, mas se aposentou da modalidade em 2019.
Amanda não revelou se participou de competições ou se ganhou troféus na ginástica. Depois, foi para o crossfit e, então, chegou no levantamento de peso. Aí, ela se apaixonou pelo esporte e decidiu que queria ser uma atleta de alto rendimento. Amanda passou a treinar todos os dias e a se dedicar 100%. Cada gota de suor transbordava a sua felicidade por fazer o que amava.
Então, começou a competir em torneios nacionais e internacionais, firmando-se como grande nome do esporte. Em 2021, terminou em terceiro lugar no Mundial e também no Pan-Americano de Levantamento de Peso.
Quando mudou para a categoria 71 kg, a brasileira faturou o bronze nos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022. No ano seguinte, bateu recordes no Mundial, na Arábia Saudita; enquanto isso, no Campeonato Pan-Americano, na Venezuela, ficou com o bronze.
Amanda também participou dos Pan de Santiago 2023, mas saiu sem medalhas. Já no Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Peso, em 2024, conquistou bons resultados ao lado de Laura Amaro.
Pela primeira vez na carreira, a niteroiense disputará uma Olimpíada. Em 2024, a atleta ficou com a vaga após a China não convocar uma representante na categoria 71 kg.
Mas nem só de treino vive o atleta. Ter uma boa alimentação no dia a dia é fundamental para um melhor desempenho. Em entrevista à rádio CBN, Amanda revelou que mudou drasticamente a sua dieta: retirou o frango e o ovo para virar vegetariana. Depois, tornou-se vegana, pessoa que não consome nenhum produto de origem animal.
Como funciona o levantamento de peso olímpico?
O competidor que levantar mais peso ganha. Basicamente, essa é a principal regra do levantamento de peso. O evento, entretanto, busca trazer ao público uma competição saudável entre os atletas para saber quem é o mais forte entre as categorias.
Nos Jogos Olímpicos, os esportistas são distribuídos em categorias de peso, como é o caso de Amanda Schott, que disputa os 71 kg.
No masculino e feminino, há cinco categorias de peso. Os participantes disputam as provas de arranque e arremesso. No arranque, o atleta retira a barra do chão com as mãos e a coloca direto acima da cabeça. O arremesso, por outro lado, exige que o especialista puxe a barra, posicione-a nos ombros e, depois, a coloque para cima.
A carga de peso é somada e, aí, uma pontuação é atribuída ao competidor.