Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Almir Junior: conheça o atleta do salto triplo do Brasil

Almir Junior: conheça o atleta do salto triplo do Brasil

Publicado em:

Última atualização:

O brasileiro Almir dos Santos Junior está em sua segunda olimpíada para representar o seu país no atletismo. Ele é atleta do salto triplo e vai em busca de superar seu desempenho em Tóquio, quando foi 23° colocado na fase classificatória, não avançando para a final.

Conheça sua trajetória no salto triplo, títulos, recordes e estatísticas.

O começo de Almir Junior no atletismo

Almir começou cedo no atletismo. Nascido em Matupá, no Mato Grosso, ele se mudou para Porto Alegre em 2009, aos 15 anos, depois de procurar o treinador José Haroldo Loureiro Gomes, do Sogipa, a Sociedade de Ginástica de Porto Alegre. Desde então, José Haroldo segue sendo seu técnico até hoje.

Apesar de ter começado no salto em altura, Almir não teve muito sucesso e, por conta disso, decidiu mudar para o salto triplo. Na nova modalidade, ele passou a se destacar e vislumbrar mais oportunidades na carreira.

Por algum tempo, o atleta tentou conciliar diferentes modalidades de salto. Em 2017, por exemplo, ele competiu no salto em distância no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, ficando na quinta posição.

Porém, dali em diante, ele passou a se dedicar ao salto triplo, que se tornou sua especialidade.

Trajetória profissional

Logo em 2018, Almir Junior conquistou um resultado muito expressivo no Mundial Indoor de Atletismo, ficando com a medalha de prata. Em seu salto, o brasileiro alcançou a marca de 17.41 m, superando por muito pouco o português Nelson Évora, que foi medalha de bronze. No entanto, a marca não foi suficiente para superar o norte-americano Will Claye, que foi medalha de ouro, com um salto de 17.43 m.

O atleta brasileiro também quase alcançou uma medalha nos Jogos Pan-Americanos de 2019, ficando na quarta posição. O cubano Andy Díaz foi medalha de prata ao alcançar 16.83 m em seu salto, enquanto o brasileiro chegou apenas a 16.70 m.

Em seguida, ele disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, representando o Brasil no salto triplo, ao lado de Alexsandro Melo e Mateus de Sá.

Almir conquistou os seus melhores resultados depois de sua participação olímpica. Em 2022, ele ficou em sétimo lugar no Mundial de Atletismo de Eugene, nos Estados Unidos, atingindo a marca de 16.87 m.

Já no ano seguinte, ele conquistou uma medalha de prata no Pan de Santiago, no Chile, ao desbancar o cubano Cristian Nápoles. O brasileiro saltou 16.92 m, enquanto o terceiro colocado atingiu apenas 16.66 m. O vencedor da prova foi Lázaro Martínez, também de Cuba, com a marca de 17.19 m.

Recordes, títulos e estatísticas

Almir Junior possui uma bela coleção de títulos e medalhas, além de algumas ótimas marcas. Confira:

  • 1 título Sul-Americano: 2023;
  • 1 medalha de prata em Jogos Pan-Americanos: 2023;
  • 1 medalha de prata no Mundial Indoor de Atletismo: 2018;
  • 3 medalhas de ouro no Troféu Brasil de Atletismo: 2019, 2022 e 2023;
  • 8° lugar do ranking mundial de salto triplo;
  • Melhor marca da carreira: 17.53 m.

Almir Junior nos Jogos de Paris

Na quarta-feira, Almir Junior quebrou um longo jejum do Brasil, chegando à final do salto triplo masculino na Olimpíada de Paris pela primeira vez desde os Jogos de Pequim. Mesmo queimando dois saltos, ele garantiu sua vaga com um salto de 17,06 m, bem perto da marca de classificação direta de 17,10 m, o seu melhor desempenho na carreira.

Infelizmente, Almir não conseguiu subir ao pódio na sexta-feira (9). Com três tentativas, ele alcançou 16,41 m na primeira, queimou a segunda e fez 16,28 m na terceira, terminando em 11º lugar e fora do pódio. No entanto, o dia da competição em Paris será lembrado para sempre por Almir e sua namorada Talita Ramos, pois ele a pediu em casamento na pista do Stade de France, e ela aceitou.