A Inglaterra é uma potência nos Jogos Olímpicos. O país se destaca no hipismo, saltos ornamentais, remo e a natação. Com apenas 29 anos, o nadador Adam Peaty é considerado uma lenda no esporte. Coleciona seis medalhas olímpicas, além de recordes que são difíceis de desbancar. Então, conheça a carreira do britânico das piscinas e as conquistas.
Trajetória de Adam Peaty na natação
O primeiro contato de Adam com a natação foi aos 4 anos. Inicialmente, o garoto via a modalidade apenas como um passatempo, sem grandes pretensões. Porém, tudo mudou em 2012, quando assistiu o compatriota Craig Benson, especialista em nado peito, se classificar para as semifinais da natação nos Jogos Olímpicos em seu país natal.
Adam ficou impressionado com a garra do atleta. Naquele momento, o jovem decidiu que, aos 17 anos, iria se comprometer com o esporte. Então, passou a treinar todos os dias, a ter uma alimentação regrada e, claro, a cuidar do corpo, o seu principal instrumento.
Em 2014, o nadador impressionou o público ao conquistar três medalhas nos Jogos da Commonwealth. Naquele mesmo ano, Adam brilhou no Campeonato Europeu em Berlim, no qual levou quatro medalhas de ouro, além de faturar o recorde mundial de 50 m peito. Naquele momento, a Inglaterra percebeu que tinha uma joia em mãos.
Em cada nova temporada, Adam Peaty colocava uma medalha diferente em seu pescoço. Venceu três ouros no Mundial de Kazan em 2015, além de estabelecer o recorde mundial em 50 m. Em 2017, foram mais dois ouros e uma prata em Budapeste, e também dois recordes mundiais em 50 m. Em 2019, mais três títulos mundiais entraram para o seu currículo.
No total, Adam coleciona 27 medalhas, sendo 11 de ouro, 11 de prata e cinco de bronze.
Uma curiosidade é que o atleta participou do reality show Strictly Come Dancing, no qual celebridades se arriscam na dança.
Participações em Jogos Olímpicos
Sendo um atleta de elite, é claro que não poderia faltar as participações em olimpíadas. Em três edições, o esportista conquistou seis medalhas, destas sendo três ouros e três pratas.
Estreou nos Jogos Olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Adam subiu no lugar mais alto do pódio com a bandeira britânica nas costas após vencer a prova de 100 m peito masculino. Ele também garantiu a prata no revezamento medley 4×100 masculino.
Em 2020, Adam obteve um desempenho ainda melhor ao voltar para casa com três medalhas: ouro nos 100 m peito e revezamento medley 4×100 misto, e a prata no revezamento medley 4×100 masculino.
Por fim, competiu em Paris, em 2024, mas só ficou com a prata 100 m peito.
O que aconteceu com Adam Peaty em Paris?
Adam conquistou a medalha de prata em Paris, mas a sua estadia foi repleta de altos e baixos. O ponto alto, com certeza, foi superar os melhores do mundo e, então, subir no pódio. Por outro lado, o britânico passou por apuros durante a competição.
Isso porque, no dia seguinte a sua conquista, o atleta testou positivo para Covid. Antes mesmo de disputar a final dos 100 m peito, o britânico começou a se sentir mal. Segundo o Comitê Olímpico Britânico, Adam passou mal algumas horas após ficar em segundo lugar na prova, no domingo, 28 de julho. Na manhã da segunda-feira, ele testou positivo.
O nadador chegou a ser escalado para as provas de 4×100 m medley masculino e 4x100m medley misto, mas as condições de saúde atrapalharam o esportista.