Abner Teixeira é um dos lutadores de boxe do peso-pesado que estão participando dos Jogos de Paris. Ele representa o Brasil e possui várias conquistas que já conseguiu no passado, tendo competido nos Jogos Olímpicos de Verão, em 2020.
Veja a seguir a trajetória de Abner e seus resultados como um dos maiores boxeadores do país!
Qual foi a trajetória de Abner Teixeira no boxe?
Nascido em Osasco, Abner se mudou cedo para Sorocaba, no interior de São Paulo. Aos 14 anos, ele conheceu um projeto social de boxe em Sorocaba e se interessou pelo esporte. Pouco tempo depois, começou a treinar, caminhando 6 km todos os dias para chegar ao ginásio.
O jovem sonhava em ser jogador de futebol, médico ou bombeiro. Mas ele rapidamente se destacou e ganhou seu primeiro título brasileiro juvenil em 2013. Os bons resultados levaram Teixeira a integrar a Seleção Brasileira. Nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru, ele conquistou a medalha de bronze na categoria peso pesado.
Abner Teixeira também competiu no Campeonato Mundial de Boxe AIBA de 2019, em Ecaterimburgo, na Rússia, onde venceu a primeira luta, mas foi eliminado na segunda rodada.
2020-2024
Nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, ele se tornou o primeiro boxeador brasileiro a subir ao pódio em uma campanha histórica para o Brasil, que incluiu uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze. Abner conquistou a quinta medalha de bronze do boxe brasileiro na história das Olimpíadas.
Em 2021, ele participou do Campeonato Mundial de Boxe AIBA, em Belgrado, Sérvia, na categoria peso pesado. Nos Jogos Sul-Americanos de 2022, ele conquistou a medalha de ouro na categoria super-pesado. No Campeonato Mundial de Boxe IBA de 2023, agora competindo nessa categoria, ele foi eliminado nas oitavas de final pelo georgiano Nikoloz Begadze.
Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, Abner chegou à final dos super-pesados. Porém, teve que abandonar devido a uma lesão. Ele acabou ficando com a medalha de prata e se classificando para os Jogos Olímpicos 2024.
Teixeira sofreu uma lesão total no ligamento cruzado anterior do joelho direito dois meses antes. Até pouco tempo atrás, ele estava passando por um tratamento conservador, pois uma cirurgia poderia afastá-lo dos Jogos de Paris.
Quais são os títulos de Abner Teixeira?
Abner é um lutador vitorioso e dedicado. Por isso, já conta com várias conquistas em sua carreira. Veja as principais medalhas do atleta:
Olimpíadas
- Medalha de bronze – terceiro lugar: 2020 Tóquio, peso-pesado
Jogos Pan-Americanos
- Medalha de prata – segundo lugar: 2023 Santiago, super-pesado
- Medalha de bronze – terceiro lugar: 2019 Lima, peso-pesado
Jogos Sul-Americanos
- Medalha de ouro – primeiro lugar: 2022 Assunção, super-pesado
Quem são os convocados do boxe do Brasil?
Além de Abner Teixeira, outros atletas talentosos foram convocados para representar o Brasil no Boxe das Olimpíadas. Lembrando que existe a categoria masculina e feminina. Veja a lista completa dos atletas brasileiros:
- Até 60 kg – Bia Ferreira
- Até 57 kg – Jucielen Romeu
- Até 54 kg – Tatiana Chagas
- Até 92 kg – Keno Marley