Início » Futebol » Tudo sobre o campeão do Campeonato Carioca 2024

Tudo sobre o campeão do Campeonato Carioca 2024

Publicado em:

Última atualização:

Flamengo é o grande campeão do Campeonato Carioca e segue na liderança com 38 títulos

Mais um estadual entra para a coleção volumosa de vitórias do Flamengo. No último domingo (7), O Mengão levantou o 38º troféu do Campeonato Carioca. 

Para comemorar essa vitória, por que não relembrar a campanha invicta do time do Tite na competição, curiosidades e mais títulos? Confira tudo aqui sobre o Rubro-negro.

Flaflu no Campeonato Carioca: o revezamento continua

Desde 2019, o clássico FlaFlu faz revezamento de vitórias no Campeonato Carioca. Com a vitória do Flamengo no Cariocão 2024, após os últimos dois anos perdendo em finais para o Fluminense, o Rubro-negro retoma pódio do estadual. 

Sim, ao pódio, pois da liderança do Campeonato Carioca o Mengão nunca saiu. É o 38ª título do time do Tite, seguido no ranking pelo Fluzão com 33 títulos. 

Hegemonia Rubro-negra: Flamengo continua sendo o maior do Cariocão

Com a vitória do último domingo (7), o Fla aumentou ainda mais a distância entre os clubes cariocas que disputam desde 1971 o Campeonato Carioca. 

O time não perdeu um jogo sequer, teve a rede balançada apenas uma vez pelo Nova Iguaçu e ganhou a final decisiva por 1×0 com gol de Bruno Henrique. 

A história entre os finalistas

Teve um momento na história em que o Flamengo perdeu a Taça Guanabara para o Laranjão da Baixada. Isso mesmo. Em 2006, o Nova Iguaçu venceu de 1×0 o Mengão. 

Apesar disso, a distância dos time em números ainda é gigantesca. De 15 confrontos, o Fla venceu 14. O time da Baixada Fluminense balançou a rede do adversário apenas quatro vezes em toda a trajetória. 

Em compensação, foi o único time da temporada de 2024 que conseguiu marcar um gol no time do Tite, o que contribuiu para a garantir a vaga de estreia na final do Campeonato Carioca. 

A campanha do campeão do Campeonato Carioca 2024

Nesse Cariocão de 2024, o Flamengo não apenas levou o título estadual, como ganhou a Taça Guanabara de forma invicta com 27 pontos em 11 jogos dividos em oito vitórias, três impates e nenhuma derrota. 

Essa campanha de alto desempenho, onde deixou para trás, inclusive, o seu maior rival dos últimos anos: o tricolor de Laranjeiras.

Com o time mais forte no ataque que da última temporada de 2023, o Rubro-negro não perdeu nenhum jogo e teve a defesa menos vazada do torneio, com apenas um gol sofrido pelo finalista Nova Iguaçu. 

No jogo de volta contra o Laranjão da Baixada, jogou de forma segura. Aos 27 minutos da partida, Bruno Henrique marcou o gol da vitória. 

Por falar em título… 

Nessa categoria o Mengão dispara como um dos times mais premiados do Brasil. Destacamos alguns dos principais prêmios nacionais e internacionais do time carioca:

  • 3 Libertadores da América (1981, 2019 e 2022)
  • 8 Campeonatos Brasileiros (1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020)
  • 9 quatro Copas do Brasil (1990, 2006, 2013 e 2022)
  • 38 Campeonatos Carioca (Entre 1914 e 2024)

5 Curiosidades sobre o campeão do Campeonato Carioca

Para fechar com chave de ouro, alguns fatos curiosos do time:

1 – Origem das Cores: 

As cores originais do Flamengo não eram o icônico vermelho e preto, mas sim azul e amarelo-ouro. As cores foram alteradas porque desbotavam facilmente e o tecido importado era caro.

2 – Fundação do Departamento de Futebol: 

O departamento de futebol do Flamengo foi criado após alguns sócios do Fluminense se desentenderem com a diretoria e decidirem fundar o departamento no clube Rubro-negro em 1911.

3 – Primeira Camisa:
A primeira camisa do time de futebol do Flamengo era quadriculada, parecendo um tabuleiro de damas, e foi apelidada de “Papagaio de Vintém”.

4Hino Oficial x Hino Popular: 

O hino mais famoso do Flamengo, conhecido pelo verso “Uma Vez Flamengo, sempre Flamengo”, é na verdade o hino popular. O hino oficial do clube foi composto por Paulo Magalhães, um ex-goleiro do clube.

5 – Campeão de Terra e Mar: 

O Flamengo é chamado de “campeão de terra e mar” porque além de suas conquistas no futebol, também foi campeão carioca de remo em 1916.