Início » Futebol » Estatísticas da Copa Libertadores da América 2024: gols, cartões e mais 

Estatísticas da Copa Libertadores da América 2024: gols, cartões e mais 

Publicado em:

Última atualização:

Que a Conmebol Libertadores é a maior competição do futebol sul-americano ninguém tem dúvidas. E, passadas as duas primeiras fases da competição em 2024 já é possível revisar as estatísticas da Copa Libertadores da América, atualizando até aqui os principais clubes da história da competição. 

Recentemente os clubes brasileiros têm dominado a competição, com cinco campeões nas últimas cinco edições. E mais do que isso: em três delas a decisão foi 100% verde e amarela. Mas acredite: nem sempre foi assim.  

A maior competição de clubes da América do Sul, vem sendo disputada de maneira ininterrupta desde o ano de 1960, com o intuito de reunir os campeões do futebol no continente. 

A primeira edição do torneio teve a participação de apenas sete equipes, com o Bahia representando o futebol brasileiro. Este número cresceu muito com o passar dos anos, e atualmente nada menos do que 47 equipes entrarão em campo pelo menos uma vez na Libertadores 2024. 

As estatísticas da Copa Libertadores da América mostram os números do torneio entre o ano de 1960 e início de 2024, trazendo uma série de curiosidades históricas e dados para os apaixonados por futebol. 

Estatísticas da Competição 

A Conmebol Libertadores chega neste ano de 2024 em sua edição de número 65. E, segundo as estatísticas da Copa Libertadores da América, nada menos do que 233 equipes dos dez países filiados à Conmebol, além do México, já participaram de pelo menos um jogo da competição segundo e excelente mapa interativo da Trivela

E em 2024 teremos mais três equipes que fazem a sua estreia no torneio, entrando para as estatísticas da Copa Libertadores da América: Águilas Doradas, da Colômbia, Sportivo Trinidense, do Paraguai e a Academia Puerto Cabello, da Venezuela. 

O Brasil não terá nenhuma equipe entrando em campo pela primeira vez em 2024, mas pode se orgulhar de ser o país que mais tem equipes que já participaram da Libertadores no total, com 28 clubes diferentes. E, deste total: 

  • 13 clubes brasileiros já chegaram até a grande final; 
  • 11 clubes brasileiros já foram campeões da Libertadores. 

Maiores campeões da Libertadores 

Os brasileiros são os grandes astros das estatísticas da Copa Libertadores da América na história recente, mas nem sempre foi assim. O torneio durante muitos anos foi considerado como secundário pelos clubes brasileiros, e apenas a partir da década de 90 recebeu a importância que tem hoje. 

Desta forma, nenhum brasileiro figura na lista dos maiores campeões nas estatísticas da Copa Libertadores da América, que traz: 

Independiente (Argentina) – 7 títulos

 Nenhum clube ganharia o apelido de “Rey de Copas” por acaso. E até hoje o Independiente de Avellaneda é o maior campeão da história da Conmebol Libertadores com sete conquistas: 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984. 

Mesmo com um jejum que já dura incríveis 40 anos, o Independiente ainda lidera as estatísticas da Copa Libertadores da América como o maior campeão da história. 

Boca Juniors (Argentina) – 6 títulos 

Este é um clube que ainda causa calafrios em diversos adversários brasileiros, principalmente por seus encontros na primeira década do Século XXI, quando o clube da temida La Bombonera conquistou grande parte dos seus títulos. 

O Boca é seis vezes campeão, com títulos em 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007, é o atual vice-campeão do torneio, mas neste ano não irá disputar a competição. 

Penãrol (Uruguai) – 5 títulos 

O Peñarol do Uruguai é um dos clubes mais tradicionais de nosso continente, e pode se orgulhar de ser o primeiro campeão da história da Conmebol Libertadores. Mesmo assim, vive um incômodo jejum de títulos desde o ano de 1987. 

Mas isso não apaga o passado glorioso do time, nem o derruba nas estatísticas da Copa Libertadores da América, já que foi campeão em 5 oportunidades, em 1960, 1961, 1966, 1982 e 1987. 

River Plate (Argentina) – 4 títulos 

O River Plate é um dos maiores clubes do futebol argentino, e um dos poucos que nos últimos anos foi capaz de frear a hegemonia do futebol brasileiro dentro do torneio continental. Além disso, pode dizer que é o único clube do continente a ter sido campeão da Libertadores na Europa, vencendo o seu grande rival Boca Juniors na final em 2018 no Santiago Bernabéu em Madrid. 

Os Millonarios são donos de 4 títulos, em 1986, 1996, 2015 e 2018. 

Estudiantes (Argentina) – 4 títulos 

Fechando o Top 5 das estatísticas da Copa Libertadores da América aparece outro clube argentino, o Estudiantes de La Plata. O time é dono de um tricampeonato, em 1968, 1969 e 1970, além de mais um título em 2009. 

Em duas oportunidades fez uma vítima brasileira na final: o Palmeiras em 1968 e o Cruzeiro em 2009. 

Campeões brasileiros 

 Até agora falamos apenas de clubes argentinos e uruguaios nas estatísticas da Copa Libertadores da América. Mas e os brasileiros? A boa notícia é que com os títulos recentes eles aparecem logo na sequência do ranking, e com mais uma conquista alguns deles podem entrar no Top 5 já neste ano: 

  • 3 títulos: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio 
  • 2 títulos: Cruzeiro e Internacional 
  • 1 título: Vasco, Corinthians, Atlético-MG e Fluminense  

Artilheiros

Os brasileiros não aparecem bem colocados nas estatísticas da Copa Libertadores da América quando analisamos os maiores campeões, mas e os maiores artilheiros? Infelizmente, esta é outra lista que não temos brasileiros no topo. Neste caso o Top 5 é: 

Posição Jogador Gols País 
Alberto Spencer 54 Equador 
Fernando Morena 37 Uruguai 
Pedro Rocha 37 Uruguai 
Daniel Onega 31 Argentina 
Gabriel Barbosa 31 Brasil 

O nome de Alberto Spencer não é muito popular no Brasil. O maior artilheiro da história da Conmebol Libertadores é também o maior nome da história no futebol do Equador, mas foi com a camisa do Peñarol que marcou o seu nome no maior torneio do futebol sul-americano e nas estatísticas da Copa Libertadores da América, marcando 54 gols em 88 partidas. 

Apesar de uruguaio e de também ter brilhado com a camisa do Peñarol, Pedro Rocha merece uma menção honrosa por também ter brilhado com a camisa do São Paulo, onde “El Verdugo é ídolo e jogou entre 1970 e 1977. 

Por fim, o brasileiro mais bem colocado na lista é Gabriel Barbosa, o Gabigol. Em apenas 6 participações, todas com a camisa do Flamengo, Gabriel já tem 31 gols e continua na ativa, o que pode fazê-lo subir na lista ainda em 2024.  

Clubes com mais participações 

Até aqui falamos apenas do Peñarol como grande representante do futebol uruguaio nas estatísticas da Copa Libertadores da América. Porém, é hora de falar do grande adversário do time: o Nacional. 

Dono de três títulos na história, o Nacional é o clube com mais participações, completando em 2024 nada menos do que 51 edições disputadas da Conmebol Libertadores. O top 5 completo fica com: 

Posição Clube Participações País 
Nacional 51 Uruguai 
Peñarol 48 Uruguai 
Olimpia 45 Paraguai 
Cerro Porteño 44 Paraguai 
Sporting Cristal 39 Peru 

Esta é uma lista onde os brasileiros não costumam ir bem, mas a explicação é simples: a grande competitividade do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil e a maior dificuldade de um clube do país garantir a vaga. 

O primeiro brasileiro na lista é o Palmeiras, com 23 participações no total. Se levarmos em conta apenas os brasileiros, o top 5 seria: 

Posição Clube Participações 
Palmeiras 23 
Grêmio 21 
São Paulo 21 
Flamengo 19 
Cruzeiro 17 

Análise de desempenho por país 

Finalmente uma estatística da Copa Libertadores da América em que os brasileiros aparecem em primeiro lugar: o Brasil é o país que aparece com o maior número de participações em finais, com 23 títulos e 18 vice-campeonatos, somando 41 participações, seguido de perto pela Argentina com 38.  

Porém, se levarmos em consideração apenas os títulos, nossos Hermanos ainda levam ligeira vantagem. O ranking de campeões da Libertadores por país conta com: 

Posição País Títulos 
Argentina 25 
Brasil 23 
Uruguai 
Colômbia 
Paraguai 
Chile 
Equador 

Outras estatísticas da Copa Libertadores da América e curiosidades

Nos últimos anos a Libertadores foi dominada pelos clubes brasileiros. Desde que a final começou a ser disputada em partida única, em 2019, apenas brasileiros foram campeões. Sendo assim, apostar na Conmebol Libertadores na Sportingbet, patrocinadora oficial do torneio e das demais competições da Conmebol, acabou se tornando sinônimo de vitórias. 

Entre algumas das principais curiosidades e demais estatísticas da Copa Libertadores da América podemos destacar: 

  • Nos últimos 10 anos o Brasil conquistou o título em 6 oportunidades, sendo 5 vezes nos últimos 5 anos; 
  • Ao longo da história da Copa Libertadores, apenas 7 edições não tiveram a presença de um time brasileiro ou argentino na final. São elas: 

1962: Peñarol (Uruguai) x Nacional (Uruguai) 

1966: Peñarol (Uruguai) x River Plate (Uruguai) 

1971: Nacional (Uruguai) x Estudiantes (Argentina) 

1979: Olimpia (Paraguai) x Malmö (Suécia) 

1987: Nacional (Uruguai) x América de Cali (Colômbia) 

1991: Colo-Colo (Chile) x Olimpia (Paraguai) 

2016: Atlético Nacional (Colômbia) x Independiente del Valle (Equador) 

  • Rogério Ceni é o goleiro com mais gols na história da Libertadores, com 25 gols marcados; 
  • Gabigol é o brasileiro com mais gols em uma única edição da Libertadores: 11 gols em 2021. Com isso, superou ninguém menos do que Pelé, que havia marcado 8 gols em 1965; 
  • Daniel Onega, meia do River Plate, é o jogador com mais gols em apenas uma edição da Libertadores: 17 gols na Libertadores de 1966; 
  • O River Plate é a equipe que mais venceu na história da Libertadores, com 190 vitórias; 
  • O Nacional do Uruguai é a equipe que mais empatou na história da Libertadores, com 113 empates; 
  • O Peñarol do Uruguai é a equipe que mais perdeu na história da Libertadores, com 129 derrotas; 
  • De todas as equipes brasileiras que já chegaram até uma final de Libertadores, apenas São Caetano e Athletico Paranaense nunca conquistaram o título; 
  • Jimmy Montanero, do Equador, é o jogador mais expulso na história da Libertadores, com 6 cartões vermelhos; 
  • O brasileiro mais expulso é Jairzinho, com 4 cartões vermelhos 
  • A maior goleada da história da Libertadores foi Peñarol (Uru) 11 x 2 Valencia (Vem) na Libertadores de 1970;  
  • O maior público da história da Libertadores foi em Cruz Azul (Mex) x River Plate (Arg) na Libertadores de 2001, com 114.500 mil pessoas no Estádio Azteca, na Cidade do México; 
  • Ao todo, 26 clubes diferentes já levantaram o troféu da Copa Libertadores pelo menos uma vez. 

As estatísticas da Copa Libertadores da América podem mudar durante a edição de 2024 do torneio continental, principalmente os maiores artilheiros da história do torneio. A 65ª edição da competição terá o início da sua fase de grupos em Abril, com a final prevista para acontecer em 30 de Novembro em Buenos Aires, na Argentina, novamente em partida única.