Início » Basquete » História do New Orleans Pelicans: detalhes sobre a origem da franquia

História do New Orleans Pelicans: detalhes sobre a origem da franquia

Publicado em:

Última atualização:

A história do New Orleans Pelicans reserva diversos episódios em uma trajetória cheia de desafios e de conquistas. Cidade conhecida mundialmente como a capital do jazz, New Orleans também tem a equipe de basquete como astro.

Com jogadores brasileiros no catálogo, a franquia originalmente conhecida como New Orleans Hornets alcançou feitos como a classificação para os playoffs da NBA em algumas temporadas.

Quer saber mais sobre a história do New Orleans Pelicans? Leia e confira!

Qual a história do New Orleans Pelicans?

A franquia é recente em comparação às outras que competem na NBA. Em 1988, um time novo da NBA chegou em Charlotte, na Carolina do Norte, chamado Charlotte Hornets. Eles se tornaram superpopulares, porém, nos anos 2000, tudo começou a desandar. O dono do time, George Shinn, estava envolvido em uma polêmica de assédio sexual.o.

Além disso, Shinn não estava feliz com o ginásio onde o time jogava, o Charlotte Coliseum, e a cidade de Charlotte estava dificultando em construir uma arena nova. Com isso, Shinn começou a pensar em se mudar para outro lugar. Em 2002, o dono dos Charlotte Hornets decidiu mudar a equipe para uma cidade nova. Ele escolheu Nova Orleans e daí surgiu o New Orleans Hornets.

Essa foi a primeira vez desde 1979 que Nova Orleans teve uma equipe da NBA desde que o New Orleans Jazz se mudou para Utah. E o melhor é que o primeiro jogo do New Orleans Hornets foi contra o Utah Jazz.

Mudanças de nome e cidade

Então, a fim de mostrar uma conexão com o estado de Louisiana, o New Orleans Hornets decidiu aposentar a camisa do Pete Maravich. Ele jogou tanto na universidade do estado quanto no New Orleans Jazz. Estranho aposentar a camisa de um jogador de outra equipe, não é? Mas foi uma maneira de prestar homenagem à história do basquete em Nova Orleans.

Após passar por Charlotte e Nova Orleans, os Hornets sediaram uma terceira cidade entre 2005 e 2007. Devido ao furacão Katrina, a equipe se mudou temporariamente para Oklahoma City em 2005. Durante duas temporadas, eles se chamaram New Orleans/Oklahoma City Hornets. Contudo, a equipe voltou para casa na temporada 2007/2008, assim que a cidade se recuperou do fenômeno natural.

Quando o New Orleans Hornets passou a se chamar New Orleans Pelicans, os Charlotte Bobcats também mudaram de nome. O dono, nada mais, nada menos que Michael Jordan, pediu para a NBA adotar o nome Charlotte Hornets. Assim, o pedido foi aceito, então a equipe herdou o nome, as cores e todas as estatísticas dos antigos Charlotte Hornets.

Além disso, a mudança do nome para New Orleans Pelicans ocorreu em 2013, em homenagem ao pássaro oficial do estado de Louisiana, o pelicano-pardo.

Na segunda temporada como Pelicans, com Anthony Davis se destacando como uma estrela da NBA e a chegada de reforços como Quincy Pondexter e Omar Asik, finalmente conseguiram voltar aos playoffs após quatro anos de seca.

Maiores jogadores da história do New Orleans Pelicans

Ao longo de toda sua história desde 2002, o New Orleans Pelicans decidiu aposentar apenas um número de camisa, ato que ocorre para manter intocável o uniforme de um grande jogador e evitar que seu número seja usado e, por consequência, associado a alguém. O curioso é que o jogador homenageado nem chegou a jogar pelos Pelicans!

Isso porque a franquia resolveu aposentar o número 7 em honra a Pete Maravich, conhecido como Pistol Pete. A homenagem aconteceu no primeiro jogo dos Pelicans em Nova Orleans, em 31 de outubro de 2002.

Enfim, os Pelicans contaram com a atuação de jogadores marcantes em sua trajetória. Saiba quem são eles:

Chris Paul

A história do Chris Paul na NBA teve início em 2005, quando foi selecionado na quarta escolha do draft pelo então New Orleans Hornets. Ele já chegou mostrando a que veio, sendo escolhido como Novato do Ano logo na sua primeira temporada.

Assim, Paul ficou no Hornets até 2011, ou seja, até decidir ir para o Los Angeles Clippers. Nesse meio tempo, ele quase foi trocado com o Lakers, mas a NBA vetou a troca. O armador foi All-Star nove vezes entre 2008 e 2016. Além disso, em 2013, quando estava no Pelicans, ele até ganhou o prêmio de MVP do All-Star Game.

Anthony Davis

Após perder o Chris Paul para os Los Angeles Clippers, os Pelicans encontraram um novo astro para revolucionar a equipe. Então, em 2012, recrutaram o pivô Anthony Davis como a primeira escolha geral do Draft da NBA.

Além de ter sido campeão olímpico pelos Estados Unidos em 2012, Davis é considerado um dos melhores jogadores de garrafão da NBA. Com isso, ele sempre está marcando presença no All-Star Game desde 2014. Inclusive, em 2017, foi até eleito o MVP do Jogo das Estrelas.

Contudo, em 2019, a história dele com os Pelicans chegou ao fim. Dessa forma, ele foi trocado para o Los Angeles Lakers, onde ganhou o primeiro título de sua carreira.

Zion Williamson

Sem Anthony Davis na equipe, todas as esperanças do New Orleans Pelicans ficaram com o Zion Williamson, o novo ala-pivô recrutado como a primeira escolha do draft. Usando a camisa número 1, o jogador chegou na NBA com a fama de ter sido o calouro com os melhores números da história do College.

Ele jogou apenas uma temporada por Duke, mas nesse período demonstrou que seria uma estrela na NBA. Zion é conhecido por sua força e suas enterradas marcantes. E mais: ele teve um aproveitamento de 68% nos arremessos, maior marca já registrada por um calouro na Divisão I da NCAA.

Além disso, ele faz parte de um grupo de calouros que ganharam o prêmio de melhor jogador universitário. Os outros dois nessa lista são Kevin Durant e o próprio Anthony Davis.

Draft do brasileiro Didi 

Para os brasileiros, o draft da NBA de 2019 foi muito mais que a escolha do Zion Williamson pelos Pelicans. Isso porque eles também recrutaram o brasileiro Didi, numa troca com o Atlanta Hawks.

Essa foi uma grande conquista para o Brasil, já que fazia 5 anos desde o último jogador brasileiro selecionado no draft, Bruno Caboclo, escolhido em 2014 pelo Toronto Raptors.

Contudo, Didi decidiu ganhar experiência antes de jogar pelos Pelicans na NBA. Com isso, jogou na Austrália na temporada 2019/2020, emprestado para o Sydney Kings, como parte do programa NBL Next Star, no qual jogadores draftados na NBA atuam na liga australiana. No entanto, quando foi para o Pelicans de forma efetiva, pouco jogou: foram apenas cinco jogos, até ser trocado para o Portland Trail Blazers.

O New Orleans Pelicans tem algum título?

A história dos Pelicans é mais curta em comparação com outras franquias da NBA, mas eles vêm deixando sua marca no basquete. No entanto, ainda não foi o suficiente para levar algum título. Portanto, a equipe continua em busca do primeiro título de conferência e, consequentemente, o primeiro título da liga.

Até o momento, os Pelicans só têm um título da Divisão Sudoeste na bagagem, conquistado em 2008, ainda sob o nome de New Orleans Hornets e com o ala brasileiro Marquinhos no elenco. Além disso, no total, acumulam seis classificações nos playoffs.