Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Saiba tudo sobre a medalhista Haley Batten

Saiba tudo sobre a medalhista Haley Batten

Publicado em:

Última atualização:

Mesmo que a medalha de ouro de mountain bike tenha ficado com a favorita Pauline Ferrand-Prévot, que fez tempo de 1 hora 26 minutos e 2 segundos em todo o percurso, foi a americana Haley Batten quem chamou a atenção das mídias comunicativas após a competição.

Ficando na segunda posição e conquistando a prata com 3 segundos de diferença para a adversária francesa, a atleta foi alvo de polêmicas após receber uma multa do Comitê Olímpico Internacional. A esportista quebrou uma regra na última volta da corrida por atravessar uma pista dedicada ao abastecimento suplementar e ao atendimento para problemas mecânicos nas bicicletas. 

A infração acabou por prejudicar a sueca Jenny Rissveds, que estava em confronto direto com a estadunidense. No entanto, a comissão organizadora do evento não considerou a penalidade como grave para justificar uma desqualificação. Sendo assim, a medalhista de prata recebeu apenas uma multa equivalente a cerca de R$3.100. Essa foi a melhor colocação de um esportista dos Estados Unidos nas modalidades de ciclismo.

Tendo isso em vista, muitos amantes das Olimpíadas foram procurar saber mais sobre quem é a protagonista da polêmica, assim como sua trajetória profissional. Quer saber mais sobre a carreira de Haley Batten? Acompanhe a leitura a seguir.

A carreira de Haley Batten: Veja seus títulos e estatísticas

Natural de Colorado, a norte-americana Haley Batten é uma ciclista de 26 anos que já é grande destaque na modalidade de cross-country e mountain bike. Aos 21 anos de idade, a atleta já havia ganhado uma medalha de prata no Campeonato Mundial de Ciclismo de Montanha de 2019, na prova por relevos. 

Começando a pedalar ainda enquanto criança, a esportista venceu o primeiro título nacional aos 14 anos de idade. Durante a faculdade, a competidora tentou conciliar os torneios com os estudos na Quest University de Squamish, no Canadá.  Entretanto, ela acabou por focar na carreira profissional como atleta e saiu do curso de Artes Liberais e Ciências.

Essa já é a segunda edição de Olimpíadas em que Haley Batten participa. Nos Jogos de Tóquio, a ciclista ficou em nono lugar na disputa. Desde então, a americana fez bom ciclo olímpico e teve boa preparação para Paris, chegando a conquistar a Copa do Mundo realizada no Brasil e a aparecer como uma das principais dos Estados Unidos no esporte.

Vale destacar que ela também conta com boa equipe técnica, já que é comandada pela três vezes medalhista de ouro olímpica na modalidade, Kristin Armstrong.

Por mais que tenha sofrido a penalidade durante as Olimpíadas 2024, é importante entender que, durante o percurso que a fez conquistar a medalha de prata, a estadunidense sofreu com problemas no equipamento. A ciclista sobreviveu a um furo de pneu durante a corrida. Contudo, ela teve sorte e estava ao lado da sua equipe para auxiliar na troca..  

Nesse momento, Haley Batten se torna a maior medalhista dos Estados Unidos na modalidade, já que os únicos outros pódios conquistados pela estadunidenses foram de bronze. Susan DeMattei em 1996 e Georgia Gould em 2012 conseguiram esse feito.