Sendo medalha de prata nos Jogos de Paris na modalidade de ciclismo, a atleta Marianne Vos é uma das mais vencedoras da categoria. Embora não tenha levado o ouro, vale destacar que a esportista já ficou em primeiro lugar na edição de Londres em 2012 e Pequim, em 2008.
Fora isso, a competidora ainda conta com doze campeonatos mundiais, separados em três na disputa de estrada, dois em pista e sete em ciclocross. Na Olimpíada de 2024 a vencedora foi a norte-americana Kirsten Faulkner de 31 anos.
Ao todo 93 ciclistas largaram para a prova. A representante brasileira foi Tota Magalhães, que correu com o número 68. No geral, ela ficou na 74ª colocação, 11min24s atrás da vencedora. Sendo assim, confira como ficou o pódio:
- Kristen Faulkner – (Estados Unidos) – 03:59:23
- Marianne Vos – (Países Baixos) – 04:00:21
- Lotte Kopecky – (Bélgica) – 04:00:21
Vale destacar que, pelo número de tempo no circuito geral da holandesa, da belga e também da húngara VAS Blanka terem sido exatamente iguais, a decisão precisou ir para o Photo-finish. Esse processo é feito com o auxílio de tecnologia, no qual reproduz a imagem da linha de chegada, ajudando assim a saber quem foi o vencedor.
O método é realizado com duas câmeras que filmam a linha de chegada e mandam a imagem para um computador, que divide a imagem em linhas de intervalos de até 0.5 milésimos de segundo.
Dessa forma, e também pela conquista da prata, muitos amantes dos Jogos Olímpicos buscaram saber mais sobre a supercampeã Marianne Vos,. Nesse sentido, acompanhe a leitura abaixo para saber tudo sobre a competidora que subiu ao pódio nas Olimpíadas, assim como sua carreira e principais títulos.
A carreira de Marianne Vos
A atleta Marianne Vos fez história nos Jogos de Paris e conquistou mais uma medalha no ciclismo em sua provável última edição do torneio. Com 37 anos, a holandesa caminha para a reta final de sua carreira, sendo uma das maiores vencedoras de sua geração.
Disputando principalmente nas modalidades de estrada e pista, a esportista de 1,69 metros nascida em Wijk En Aalburg já conquistou duas medalhas olímpicas e foi 12 vezes campeã mundial. Fora isso, ela também é a única na história a vencer competições da elite em diferentes categorias.
Entre os seus principais sucessos desde que começou a correr com sua bicicleta, as vitórias em três edições do Giro d’Italia, em cinco temporadas da Copa do Mundo de Ciclismo Feminina e nos torneios de Flecha Valona são as mais notáveis até aqui. A competidora atua em campeonatos desde 2002, quando ainda era júnior. Sendo assim, já acumula mais de 20 anos de carreira.
Vale destacar que, mesmo com suas lesões, ela apareceu como uma das principais favoritas no pódio ao lado de suas companheiras de federação Lorena Wiebes, Demi Vollering e Ellen van Dijke. Entretanto, somente Marianne Vos apareceu entre as dez melhores posicionadas.
Outras candidatas à medalha eram a belga Lotte Kopecky e as italianas Elisa Longho Borghini e Elisa Bálsamo. Entretanto, somente Kopecky conseguiu corresponder às expectativas, ficando em terceiro lugar.