Em sua segunda participação olímpica, Nicolo Martinenghi se consagrou campeão dos 100 m peito. Após um bronze em Tóquio, o italiano finalmente conquistou o tão sonhado ouro na natação em Paris.
Conheça a história do nadador, sua trajetória, principais títulos, desempenho e melhores momentos em grandes competições.
Carreira de Nicolo Martinenghi
O atleta nasceu em Varese, extremo norte da Itália, em 1° de agosto de 1999. Ele compete pelo Circolo Canottieri Aniene, de Roma, e é dono dos recordes italianos nos 50 e 100 m peito, além de também ser detentor de dois recordes mundiais no revezamento 4×50 medley.
Martinenghi começou a se destacar no circuito internacional aos 18 anos, quando conquistou uma medalha de prata no Campeonato Europeu de Piscina Curta em Copenhague, na Dinamarca, ao ficar na segunda posição no revezamento 4×50 medley. Além disso, nesse mesmo campeonato, ele se tornou detentor de 3 recordes júnior: um nos 50 m peito e dois em um 100 m peito.
Anos depois, ele passou a conquistar resultados expressivos em diversas provas, tanto em provas em Campeonatos Europeus, como também em Mundiais. Sua principal especialidade é o nado peito, contando com duas medalhas olímpicas, um título mundial e diversos outros resultados de impacto.
Trajetória nos Jogos Olímpicos
Nicolo Martinenghi conquistou mais uma medalha nos 100 m peito, dessa vez nos Jogos de Paris. Contudo, ele melhorou sua marca, passando do bronze em Tóquio para o ouro nessa atual edição. Essa medalha dourada, inclusive, foi a primeira medalha de ouro da Itália na atual edição dos Jogos Olímpicos. Agora, a delegação já conta com nove ouros.
Primeiramente, ele foi o terceiro colocado em sua bateria classificatória. Com isso, Martinenghi avançou para a semifinal, em que ficou atrás apenas de Adam Peaty e Nic Fink. Mesmo assim, o nadador da Itália foi para a final dos 100 m peito.
O nadador italiano, curiosamente, derrotou Peaty e Fink na final. Em uma prova muito acirrada, o medalhista de ouro completou a prova em 59,03s, enquanto ambos os outros medalhistas ficaram com um tempo de 59,05s, dividindo a prata.
Além disso, o nadador também competiu em duas provas por equipes: o revezamento 4×100 medley masculino e misto. Nas duas oportunidades, a equipe italiana ficou na quinta colocação das baterias classificatórias, não avançando para as semifinais e nem para as finais.
Medalhas e campanhas de destaque de Nicolo Martinenghi
Nicolo Martinenghi possui no total 31 medalhas entre campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos, sendo oito ouros, 16 pratas e 7 bronzes. Ele ainda conta com mais diversas medalhas em campeonatos europeus, tanto de piscina curta, como de piscina longa. Confira as principais medalhas e conquistas do nadador da Itália:
Jogos Olímpicos
- 1 medalha de ouro: 100 m peito – 2024;
- 2 medalhas de bronze: 100 m peito – 2020 e 4×100 m medley – 2020.
Mundial
- 2 medalhas de ouro;
- 4 medalhas de prata;
- 1 medalha de bronze.
Mundial de Piscina Curta
- 2 medalhas de ouro;
- 5 medalhas de prata;
- 3 medalhas de bronze.
Copa do Mundo
- 1 medalha de ouro;
- 5 medalhas de prata;
- 1 medalha de bronze.
Mundial Jr.
- 2 medalhas de ouro;
- 2 medalhas de prata.
Campeonatos Europeus
- 15 medalhas de ouro;
- 8 medalhas de prata;
- 4 medalhas de bronze.