Michael Jung é conhecido por ser o maior cavaleiro do hipismo olímpico da história do esporte e mostrou o motivo de ter este título nos Jogos Olímpicos 2024. O alemão, que sempre mostrou o seu talento, tem uma trajetória de vitórias e conquistas dentro do esporte, como se pode ler a seguir. Confira!
A trajetória de Michael Jung no hipismo
Michael Jung é alemão e nasceu no dia 31 de julho de 1982, na cidade de Bad Soden, que é situada no distrito de Main-Taunus. O seu contato com os cavalos e montarias aconteceu logo cedo, pois ele vem de uma família de cavaleiros renomados. O primeiro cavalo em que montou foi aos seis anos de idade e teve a orientação do seu pai.
No entanto, a fama internacional começou a aparecer quando ele venceu o Campeonato Europeu de Jovens Cavaleiros, no ano de 2003. Foi a partir daí que, junto ao seu cavalo Sam, nascido em 2000, Jung passou a acumular muitas vitórias em sua trajetória.
Entre as mais importantes do início de sua carreira está a final da Copa do Mundo de 2009, o Luhmühlen CCI4 (mais alto nível de dificuldade de dificuldade no CCE) e também uma medalha de bronze individual no Campeonato Europeu de Fontainebleau.
Não se pode esquecer também que, durante a sua trajetória no hipismo, Michael Jung foi o primeiro cavaleiro alemão que venceu a final da FEI World Cup Eventing, em Strzegom, na Polônia, em 2009. Além disso, ele e seu cavalo Sam também ganharam ouro no hipismo individual nos Jogos Equestres Mundiais do ano de 2010, que aconteceu em Lexington, nos Estados Unidos.
Aliado a todos esses títulos, eles também conseguiram terceiro lugar no CIC3, que também é uma evento com alto nível de dificuldade, servindo como seleção para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.
A primeira vitória olímpica
Com base em seu histórico de vitórias, já se esperava que Michael Jung tivesse um bom desempenho nas Olimpíadas de 2012, em Londres. E tudo saiu como esperado, pois o cavaleiro alemão conseguiu ouro em duas categorias. A primeira foi no CCE individual e a segunda no CCE equipes.
Após quatro anos, nas Olimpíadas do Rio, Jung também conseguiu defender bem o seu país no esporte e levou para a casa a medalha de prata. Foi então que ele passou a ser tricampeão mundial e também vencedor de seis títulos europeus.
Porém, ele não teve tanto sucesso nos Jogos de Tóquio, que ocorreram em 2021 e não levou medalha para casa, pois perdeu tanto no individual quanto no CCE equipes. Entretanto, nos Jogos Olímpicos de 2024 ele voltou a brilhar no esporte.
Michael Jung nos Jogos Olímpicos 2024
A participação de Michael Jung nos Jogos Olímpicos de 2024 foi repleta de performances excelentes. Foi nesta edição que o alemão teve a consolidação como o maior cavaleiro de todos os tempos, quando se trata de eventos esportivos.
Durante a competição que deu o ouro a Jung, ele montava o cavalo Chipmunk FRH e já iniciou com uma alta pontuação de adestramento, chegando em 17,8. Ele ainda foi muito bem nas rodadas de cross-country e também no salto, já dando sinais de que o ouro seria seu.
Com essa vitória conquistada nas Olimpíadas de 2024, ele passa a ser o primeiro cavaleiro a conquistar três títulos olímpicos, pois a vitória é somada às conquistas nos eventos de Londres, em 2012, e também do Rio, em 2016. É interessante lembrar que ele também é dono de outros feitos importantes no esporte, como o recorde de pontuação em eventos cinco estrelas e o primeiro a conquistar, ao mesmo tempo, títulos olímpicos, Europeu e Mundial.