Potência do ciclismo sueco, Jenny Rissveds chegou aos Jogos Olímpicos 2024 com chances de medalha. Experiente e bastante determinada, a ciclista teve um momento delicado na carreira, passando por problemas de saúde e lidando com o luto.
Por isso, ela fez parte do início das discussões sobre saúde mental no esporte, chamando atenção pelo seu cuidado com o assunto. Conheça a atleta abaixo!
Carreira de Jenny Rissveds
Jenny Rissveds é uma das ciclistas que vem conquistando o mundo do mountain bike. Nascida em 6 de junho de 1994, na Suécia, Jenny cresceu cercada pela natureza, o que a influenciou desde cedo a se apaixonar por esportes ao ar livre. Assim, ela começou a competir no mountain bike ainda muito jovem, mostrando talento desde o início.
Durante a adolescência, Jenny Rissveds competia em duas modalidades: mountain bike e ciclismo de estrada. Depois de ganhar alguns títulos, como ouro no mountain bike XCO (cross country olímpico), ela acumulou marcas pela Suécia. Por exemplo, Jenny possui recordes no velódromo de Falun, tanto nos 500 metros quanto 1km.
O primeiro grande sucesso de Jenny Rissveds aconteceu em 2012, quando ela venceu o Campeonato Europeu Júnior de Cross-Country. No entanto, foi mesmo em 2016 que a carreira de Jenny realmente decolou.
Aos 22 anos, a atleta conquistou a medalha de ouro na prova de cross-country feminino nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Foi a primeira ciclista sueca a ser campeã no mountain bike.
Momento delicado
Apesar do sucesso naquela olimpíada, Jenny Rissveds passou por alguns desafios. Em 2017, por exemplo, ela decidiu dar uma pausa nas competições para cuidar da saúde mental.
Na época, Jenny enfrentou depressão e transtornos alimentares, bem como lidou com a morte dos avós. A atleta, então, usou esse período para se recuperar, bem como se tornar defensora da conscientização sobre saúde mental no esporte.
Foi por conta desse período que Jenny Rissveds fundou a equipe de ciclismo “Team 31”. O nome homenageia o artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, o qual afirma que todas as crianças têm o direito de brincar e participar de atividades recreativas.
Como resultado, o objetivo da equipe é promover e incentivar a prática do esporte por jovens.
Em 2019, Jenny Rissveds retornou às competições. Logo de cara, ela voltou a competir no Campeonato Mundial de Mountain Bike, em Mont-Sainte-Anne, no Canadá. Na ocasião, conquistou o quinto lugar apenas, porém a posição foi muito celebrada. Nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, Jenny foi 14º lugar.
Técnica e estilo de corrida
Jenny Rissveds é conhecida por sua técnica impecável e estilo de competição agressivo. No mountain bike, a habilidade de manobrar em terrenos acidentados é crucial, e Jenny se destaca nesse quesito.
Sua habilidade em descidas íngremes e sua capacidade de manter a velocidade em subidas difíceis a tornaram uma das ciclistas mais completas do circuito.
Além de sua técnica, Jenny Rissveds é admirada por ter uma mentalidade competitiva, bem como ser determinada. Ela possui uma incrível capacidade de se concentrar sob pressão e de se recuperar rapidamente de contratempos durante as corridas.
Conquistas de Jenny Rissveds
A lista de conquistas de Jenny Rissveds é recheada. Além da medalha de ouro olímpica citada anteriormente, ela acumulou diversos títulos em campeonatos nacionais e internacionais.
Em 2015, por exemplo, foi bronze no Campeonato Mundial Feminino de Cross Country Mountain Bike, realizado em Andorra. Depois, em 2016, foi campeã dessa competição, porém na República Tcheca.
Posteriormente, Jenny Rissveds venceu seis rodadas na Copa do Mundo de BTT de 2015 para se tornar campeã da competição. Tanto antes quanto após esse título, ela havia acumulado o terceiro lugar como a melhor posição. Recentemente, Jenny participou dos Jogos Olímpicos 2024 e saiu com um medalha de bronze no cross country mountain bike.