Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Wout van Aert: ciclista medalha de bronze na prova contra o relógio

Wout van Aert: ciclista medalha de bronze na prova contra o relógio

Publicado em:

Última atualização:

O ciclista belga Wout van Aert foi medalhista de bronze na prova contra o relógio no ciclismo de estrada dos Jogos de Paris. Além disso, seu compatriota, Remco Evenepoel, venceu a prova, com Filippo Ganna, da Itália, na segunda colocação.

Conheça a trajetória de Wout van Aert no ciclismo e seu desempenho nos Jogos Olímpicos.

Carreira de Wout van Aert

Aos 29 anos, o ciclista belga possui uma carreira extensa em termos de tempo e de bons resultados. Isso porque van Aert é considerado um dos atletas mais completos da sua geração por vários especialistas, tendo bons desempenhos tanto em provas de estrada e ciclocross.

Mesmo que tenha priorizado o ciclocross no início da carreira, ele acabou se tornando cada vez mais qualificado em provas de estrada, com ótimas etapas de Tour de France, medalhas olímpicas e outras conquistas no currículo.

Wout compete pela Team Jumbo-Visma, da Holanda, desde 2019. Esse é um dos principais times que competem no circuito da União Ciclística Internacional (UCI). Apesar de ter sido membro de outras equipes importantes do circuito, esta é sua primeira vez competindo por um time da divisão mais alta de todo o circuito.

O ciclista belga tem uma rivalidade de longa data com o holandês Mathieu van der Poel. Tendo nascido em países diferentes, mas em regiões muito próximas e em uma distância de menos de seis meses, os dois competidores estão entre principais ciclistas de sua geração. Enquanto van Aert é considerado um melhor ciclista em provas contra o relógio, Mathieu é tido como um especialista em provas tradicionais.

Além disso, essa rivalidade é considerada uma das principais e mais longas do ciclismo no geral, contando com alguns dos melhores da modalidade.

Títulos e conquistas

Wout van Aert é um dos atletas mais condecorados do ciclismo atualmente, tendo a maior parte de suas conquistas e títulos no ciclocross. Porém, nas provas de estrada, ele também conta com algumas boas campanhas. Confira:

Ciclocross

  • 3 títulos de Mundial: 2016, 2017 e 2018;
  • 3 títulos de Copa do Mundo: 2014/15, 2016/17 e 2020/21;
  • 16 vitórias em Copa do Mundo;
  • 5 títulos nacionais: 2016, 2017, 2018, 2021 e 2022.

Estrada

  • 2 medalhas olímpicas: 2020 (prata) e 2024 (bronze);
  • 4 medalhas de prata em Mundiais;
  • Liderança em 9 Etapas de Tour de France: 2019-2022;
  • 3 títulos nacionais de Contra o Relógio: 2019, 2020 e 2023;
  • 2 títulos de Tour of Britain: 2021 e 2023;
  • 1 Danmark Rundt: 2018;
  • 1 Amstel Gold Race: 2021;
  • 1 Bretagne Classic: 2022.

Wout van Aert nos Jogos de Paris

Assim como na Olimpíada de Tóquio, van Aert conquistou mais uma medalha. Dessa vez foi o bronze na prova Contra o Relógio do ciclismo de estrada.

O ciclista chegou a liderar boa parte da prova, que contou com uma pista molhada e escorregadia. Porém, logo Remco Evenepoel começou a dominar a prova, seguido por Filippo Ganna. Ao final, van Aert completou a prova 25 segundos atrás de seu compatriota, que ficou com a medalha de ouro.

Dias depois, o belga competiu na prova longa de estrada. Entretanto, ele acabou não repetindo o bom desempenho e ficou apenas na 37ª colocação, bem longe do segundo lugar que havia conquistado na última olimpíada.