Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Emma Twigg: quem é a medalhista da Nova Zelândia?

Emma Twigg: quem é a medalhista da Nova Zelândia?

Publicado em:

Última atualização:

Emma Twigg marcou os Jogos Olímpicos no remo e encantou o mundo com seus resultados. Ela já tinha feito história nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 onde conquistou o ouro e, em 2024, conseguiu a prata. Vamos entender quem é a atleta e quais são suas conquistas no remo até agora!

Quem é a remadora Emma Twigg?

Emma Twigg começou no remo aos 14 anos, incentivada pelo pai, e logo se destacou, ganhando títulos nacionais aos 16 anos. Sua carreira internacional decolou em 2003 nas Junior Championships e ela continuou a competir em várias categorias, incluindo o skiff simples a partir de 2004/05. 

Após mudar-se para Cambridge para treinar no centro de alto rendimento, Twigg fez parte da equipe feminina de elite da Nova Zelândia. Ela ganhou medalhas de ouro e prata em diversas competições, destacando-se nas Copas do Mundo e nos Campeonatos Mundiais.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, ficou em nono lugar, mas melhorou seu desempenho ao longo dos anos, ganhando bronze nos Campeonatos Mundiais de 2010 e 2011, o que qualificou a Nova Zelândia para as Olimpíadas de 2012 e 2016. 

Depois de uma pausa para estudar em 2014/15, ela voltou a dominar em 2016, apesar de perder o bronze por pouco nas Olimpíadas do Rio. Após uma breve aposentadoria, Twigg retornou ao remo em 2018 e conquistou ouro nos Campeonatos Mundiais de 2019, além de vencer a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio em 2021 na categoria de skiff simples feminino. Além disso, ela conseguiu a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2024 no skiff simples feminino.

Quais são as medalhas de Emma Twigg?

Como podemos ver, a atleta vem progredindo a cada competição que participa. Com uma série de medalhas, ela é uma das mais importantes para seu país. Vamos ver a lista completa desses títulos a seguir.

Jogos Olímpicos

  • Medalha de prata – segundo lugar: 2024 Paris – single skiff
  • Medalha de ouro – primeiro lugar: 2020 Tóquio – single skiff

Campeonatos Mundiais

  • Medalha de ouro – primeiro lugar: 2014 Amsterdã – single skiff
  • Medalha de prata – segundo lugar: 2013 Chungju – single skiff
  • Medalha de prata – segundo lugar: 2019 Ottensheim – single skiff
  • Medalha de prata – segundo lugar: 2022 Račice – single skiff
  • Medalha de prata – segundo lugar: 2023 Belgrado – single skiff
  • Medalha de bronze – terceiro lugar: 2010 Karapiro – single skiff
  • Medalha de bronze – terceiro lugar: 2011 Bled – single skiff

Quais são as regras do single skiff?

Nessa modalidade que Emma Twigg participa, o atleta precisa ficar em um barco estreito e leve, feito para uma pessoa só. Além disso, usam dois remos, sendo um em cada mão, para impulsionar o barco. O atleta senta-se voltado para a direção oposta ao movimento do barco.

A remada precisa ser feita alternando os movimentos dos remos, com o atleta puxando um remo de cada vez. Além disso, a técnica correta é crucial para manter a velocidade e a eficiência do barco. 

O principal objetivo do single skiff é completar a prova no menor tempo possível. Ou seja, o atleta precisa utilizar seu conhecimento e técnica para isso. Twigg levou a prata nessa categoria esse ano, mas quem conquistou o ouro foi Karolien Florijn, atleta dos Países Baixos.