Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Léon Marchand: conheça o francês medalha de ouro na natação em Paris

Léon Marchand: conheça o francês medalha de ouro na natação em Paris

Publicado em:

Última atualização:

Falar em natação masculina nos Jogos Olímpicos de 2024 é mencionar basicamente um nome: Léon Marchand. Isso porque, não bastassem as medalhas que conquistou, ele ainda quebrou três recordes olímpicos durante a competição em um evento histórico para a natação olímpica. 

Marchand já caiu na água como um dos grandes favoritos do evento, mas surpreendeu o público ao fazer muito além do esperado. A primeira conquista do nadador francês foi o ouro nos 400m medley masculino e, além do pódio, o atleta quebrou o recorde que pertencia a Michael Phelps desde Pequim 2008.

Léon completou a prova em 4min02s95, quase um segundo abaixo do recorde de Phelps e quase seis à frente dos demais competidores. Contudo, o jovem de apenas 22 anos ainda tinha muito mais a oferecer. 

Léon Marchand também conquistou o ouro nos 200m borboleta masculino, quebrando seu segundo recorde olímpico. Na ocasião, o húngaro Kristóf Milák, antigo dono da marca, que também estava na piscina disputando braçada a braçada a medalha com o francês, acabou cedendo: Marchand terminou com 1min51s21, enquanto Milák finalizou a prova em 1min51s75, ficando com a prata.

Mas não acabou! Na mesma noite, Léon Marchand ainda disputou a final nos 200m peito masculino – e ganhou mais um ouro, arrebentando outro recorde. Finalizando a prova em 2min05s85, o francês ficou quase um segundo à frente do segundo lugar, o australiano Zac Stubblety-Cook.

Quem também deixou Paris com uma medalha e um novo recorde foi o estreante Pan Zhanle, da República Popular da China. Com apenas 19 anos, Pan venceu a prova dos 100m livre masculino, terminando em 46s60, nova marca mundial na categoria.

A história de Léon Marchand

É difícil imaginar que um atual recordista olímpico teve de ir contra o próprio técnico para continuar treinando, mas com Léon Marchand foi mais ou menos isso o que aconteceu. Quando era adolescente, seu antigo treinador achava que ele era muito pequeno e magro para ser nadador. 

Os próprios pais de Léon – que são ex-nadadores da seleção francesa e também disputaram várias Olimpíadas – tentaram convencer o jovem a desistir do esporte. Mas Marchand não se abalou e seguiu treinando. Veio a vida adulta e o rapaz cresceu, chegando aos 1,83m que tem hoje. 

Porém, essa ainda é considerada uma altura baixa em relação à média dos demais nadadores. Marchand, então, compensou essa diferença na técnica e na explosão dentro da piscina. 

O francês se mudou para os Estados Unidos, onde treinou com Bob Bowman, antigo técnico de ninguém menos que o próprio Michael Phelps. Nos jogos universitários, Léon logo se destacou, conquistando uma série de títulos e medalhas.

Em 2021, Léon Marchand embarcou rumo ao Japão para sua primeira participação olímpica e, apesar de não ter trazido nenhuma medalha, fez bonito no evento. Com apenas 19 anos, o estreante terminou em sexto lugar no 400m medley.

No ano seguinte, o francês conquistou dois ouros em Mundiais. Em 2023, ele retornou ao Japão, agora para mais um Mundial e, desta vez, saiu da terra do sol nascente com o ouro.