Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Conheça o palco do Mountain Bike nos jogos de Paris: a colina Elancourt Hill

Conheça o palco do Mountain Bike nos jogos de Paris: a colina Elancourt Hill

Publicado em:

Última atualização:

Entre um dos destaques nos Jogos de Paris, o Mountain Bike era uma das modalidades mais esperadas do torneio. Ocorrendo entre os dias 29 e 30 de julho, a categoria explorou um dos principais pontos turísticos da França: a colina de Elancourt Hill.

Embora o Brasil não tenha ido bem na disputa, com o atleta Ulan Galinski, que é o futuro nacional na categoria e chegou na 21ª posição, o confronto chamou a atenção pela sua localização, o que inspirou muitos torcedores a procurar mais sobre o local, que é conhecido por ser o ponto mais alto de toda a capital do país.

Vale destacar que, com um tempo de 1h30min55s nas 16 voltas do circuito, o esportista canarinho se manteve praticamente o tempo inteiro no top-25, que não teve grandes mudanças na classificação durante o percurso. 

Ulan correu contra o norueguês Knut Roehme e o italiano Simone Avondetto na briga pelo top-20, mas não conseguiu ultrapassá-los. O atleta baiano ficou 4min33s atrás do líder da prova. Veja como ficou o pódio:

  • 1ª – Thomas Pidcock (Grã-Bretanha) – 1:26:22
  • 2ª – Victor Koretzky (França) – 1:26:31
  • 3ª – Alan Hatherly (Africa do Sul) – 1:26:33

Ainda assim, os brasileiros não deixaram de homenagear o esportista e de comentar sobre Elancourt Hill. Tendo isso em vista, acompanhe a leitura do artigo para entender tudo sobre o local da prova e a razão de terem escolhido esse lugar para a competição de Mountain Bike.

A Colina Elancourt Hill: Descubra tudo do ponto mais alto de Paris

Sendo um dos pontos turísticos mais visitados da França, a colina Elancourt Hill também foi um dos assuntos mais comentados nas redes. Com uma altitude de 231 metros, o Comitê Olímpico, ao lado do governo, escolheu o local para apoiar a atividade esportiva na área. Ao mesmo tempo, ela também se tornou um cartão de visitas por conta dos benefícios ecológicos da área.

Saint-Quentin-em-Yvelines se tornará em um destino cobiçado para o ciclismo após a Olimpíada de 2024. Por conta de toda a movimentação ao redor, a ideia de levar a competição ao local também permite que comunidades isoladas do esporte se beneficiem de seu acesso. Dessa forma, haverá um fortalecimento no lazer do espaço.

Além disso, vale destacar que o local não recebeu grandes obras de infraestrutura como em outros pontos da França. Tudo foi esquematizado para  minimizar qualquer impacto em sua biodiversidade. Sendo assim, as disputas realizadas na Olimpíada de 2024 na Elancourt Hill foram baseadas em caminhos já existentes.

Como ponto turístico, o parque público tem diferentes vistas para os amantes de fotografia: é possível encontrar cartões postais na área da Torre Eiffel, de La Défense e das florestas de toda a região do país. Em sua história, desde 1980, um processo de recuperação da colina vem ocorrendo. Ela fornecia materiais aos construtores desde o século 19 e foi fechada em 1975.

Após o sucesso do Mountain Bike nos Jogos de Paris, o governo francês tem o objetivo de transformar a área em um local destinado para caminhadas familiares e para outras competições nacionais e internacionais de Mountain Bike. Tudo isso com a intenção de aumentar a biodiversidade do espaço.