Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Hifumi Abe: quem é o japonês bicampeão olímpico de judô?

Hifumi Abe: quem é o japonês bicampeão olímpico de judô?

Publicado em:

Última atualização:

Aos 26 anos, Hifumi Abe é um dos principais judocas do circuito internacional. Com quatro ouros em Mundiais e dois em Jogos Olímpicos, o japonês nascido em Kobe é um dos grandes nomes da categoria até 66 kg.

Abe derrotou o brasileiro Willian Lima na final da sua categoria nos Jogos de Paris com dois wazaris, e ficou com seu segundo título olímpico.

Conheça sua trajetória no judô a seguir.

Início de Hifumi Abe no judô

O japonês começou a praticar o judô em 2003, aos 6 anos de idade. Depois de competir inicialmente no colégio, o garoto foi ganhando nível e disputando campeonatos mais importantes. Sua irmã, Uta Abe, também é uma judoca profissional de sucesso.

Hifumi conquistou diversos campeonatos de cadetes na Ásia e na Europa, até que, em 2013, ele foi vice-campeão mundial de cadetes, no torneio realizado em Miami. Esse foi seu primeiro torneio de alto nível e, desde então, ele seguiu competindo em alguns dos principais torneios de jovens atletas.

Em 2014, o atleta derrotou o ucraniano Bodgav Iadov na final dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizado em Nanjing, na China. Esse foi um de seus últimos campeonatos antes de se profissionalizar, ainda em 2014.

Conquistas, títulos e estatísticas

Hifumi Abe conta com uma carreira com muitos títulos e conquistas. A nível profissional, ele conquistou 19 medalhas de ouro no total. Além disso, o mais impressionante é seu alto aproveitamento em campeonatos, sempre terminando em um dos três lugares do pódio. Dentre as grandes competições, ele só ficou fora dos três primeiros lugares em cinco oportunidades. Em todos os torneios, o atleta lutou na categoria até 66 kg.

Confira uma lista dos principais resultados do judoca japonês na carreira:

Jogos Olímpicos

  • 2 medalhas de ouro: Tóquio (2020) e Paris (2024);

Campeonatos Mundiais

  • 4 medalhas de ouro: Budapeste (2017), Baku (2018), Tashkent (2022) e Doha (2023);
  • 1 medalha de bronze: Tóquio (2019);

Grand Slam

  • 12 medalhas de ouro: Tóquio (2014), Tyumen (2016), Tóquio (2016), Paris (2017), Tóquio (2017), Ecaterimburgo (2018), Osaka (2019), Düsseldorf (2020), Antalya (2021), Budapeste (2022), Tóquio (2023) e Antalya (2024);
  • 1 medalha de prata: Osaka (2018);

Grand Prix

  • 1 medalha de ouro: Tashkent (2015);
  • 1 medalha de prata: Ulaanbaatar (2015);
  • 1 medalha de bronze: Zagreb (2018);

Atualmente, o judoca é o sexto colocado do ranking mundial da IFJ (International Judo Federation), sendo o segundo japonês mais bem colocado atrás apenas de Ryoma Tanaka.

Hifumi Abe nos Jogos de Paris

Nos Jogos Olímpicos de 2024, realizados em Paris, na França, Hifumi Abe iniciou sua trajetória na chave individual da categoria até 66 kg vencendo o húngaro Bence Pongraz, pelas oitavas de final. Em seguida, ele derrotou Nurali Emomali, do Tajiquistão, em uma disputa que ficou marcada por uma grave lesão no braço sofrida pelo atleta perdedor.

Logo após a classificação, Abe enfrentou Denis Vieru, da Moldávia, na semifinal. Em uma luta disputada, o judoca do Japão conseguiu derrotar o moldavo número 1 do ranking mundial.

Por último, na grande final, ele derrotou o brasileiro Willian Lima, que ficou com a medalha de prata. Durante a luta, o atleta do Brasil sofreu uma penalidade logo no começo e acabou tomando dois wazaris de Abe, o que finalizou o combate.