Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Medalha de bronze em Paris: conheça a carreira de Anthony Jeanjean, ciclista francês

Medalha de bronze em Paris: conheça a carreira de Anthony Jeanjean, ciclista francês

Publicado em:

Última atualização:

Manobras radicais e muita adrenalina. Este é o ciclismo BMX freestyle, modalidade que entrou no programa olímpico em 2020 e que atrai jovens e adultos apaixonados por emoções. A França não tem tradição no esporte, mas Anthony Jeanjean surgiu para mudar as estatísticas. O esforço do atleta o levou para o pódio nos Jogos de Paris, além das conquistas em campeonatos internacionais.

Atualmente, o francês é o número um do mundo, com 4.150 pontos.

Trajetória de Anthony Jeanjean no ciclismo

Quem vê Anthony fazendo manobras no ar, nem imagina que o atleta quase seguiu outro caminho. Quando era criança, os pais o matricularam no futebol e até no breakdance. Porém, o garoto não se identificou com nenhuma das modalidades esportivas.

Em uma visita ao evento FISE, na cidade de Montpellier, o jovem francês de 10 anos teve contato com o skate, patins, motos e o BMX. Instantaneamente, o rapaz ficou extasiado ao assistir a apresentação radical de ciclismo BMX. Naquele momento, a bela história de amor entre Anthony Jeanjean e o esporte radical tinha início.

Foi ali, enquanto acompanhava grandes nomes do esporte em ação, que Anthony soube que era aquilo que queria para a sua vida. Os pais do garoto compraram uma bicicleta para que ele pudesse praticar com os amigos. Com 12 anos, segundo o site da Equipe de France, os treinos foram ficando mais sérios e intensos. Anthony, então, deu o primeiro passo para a carreira profissional: entrar em competições.

Aos 13, competiu na categoria sub-16 da FISE, justamente o evento que revelou o esporte ao pequeno garoto da cidade de Sérignan. Desta vez, o francês entrou na pista não como espectador, mas como competidor. O talento de Jeanjean lhe garantiu a vaga na Seleção Francesa, aos 17 anos. Passou, então, a disputar torneios nacionais e internacionais.

Anthony também possui três títulos do Campeonato Europeu de BMX freestyle em 2019, 2021 e 2022; um bronze no Mundial de Abu Dhabi 2022; e a medalha de prata nos Jogos Europeus em 2023.

Quantas vezes o ciclista participou de Jogos Olímpicos?

Tóquio foi o palco da estreia do ciclismo BMX freestyle no programa olímpico. O francês obteve um bom resultado, mas ficou longe do pódio. Mesmo assim, considerou a sua participação e o desempenho à frente da bicicleta como positivos.

No Park masculino, Anthony obteve a quarta posição com 84.65 de média nas qualificatórias. Pela final, a nota de 78.20 garantiu ao francês o sétimo lugar na classificação geral. O atleta voltou para casa sem medalha, mas mostrou-se contente em participar do torneio.

Em 2024, Anthony reuniu a família, amigos e a namorada nas arquibancadas de La Concorde 2, em Paris, para torcerem por ele. Além da responsabilidade de orgulhar os entes queridos, o ciclista tinha também o dever de representar muito bem o seu país. Afinal, a França é a anfitriã das Olimpíadas de 2024.

Na primeira corrida, Anthony não obteve uma boa nota. Na segunda, entretanto, anotou 93.76, o que o levou para o lugar mais baixo do pódio, mas não menos importante, a terceira posição.

Após a prova, o atleta lamentou o resultado e admitiu erros técnicos durante a apresentação. Em entrevista ao canal francês TV5 Monde, Anthony se mostrou decepcionado com o terceiro lugar, pois não conseguiu executar o que havia planejado.

Anthony tem apenas 26 anos. É jovem, e poderá brigar pela medalha de ouro em Los Angeles, no ano de 2028.