Um dos esportes mais antigos de todos os Jogos Olímpicos é o ciclismo, principalmente o de montanha. Ele está presente no cronograma do COI desde a edição em Atlanta no ano de 1996. Não à toa, também é uma das modalidades mais interessantes de se acompanhar, afinal, a competição é imprevisível e a disputa por posição é bem intensa. Nesta Olimpíada de 2024, em Paris, um dos destaques e medalhistas foi o francês Victor Koretzky.
Leia o texto a seguir para conhecer a trajetória de Victor no esporte. Além disso, confira quais foram os outros nomes que estiveram no pódio durante a competição.
O começo de Victor Koretzky
Victor Koretzky nasceu na cidade de Béziers, na França, em 1994.
O atleta é um ciclista que compete nas categorias de Mountain Biking. Desde jovem, pratica a modalidade e é um dos principais nomes da França nessa categoria. Vale destacar que seu irmão, Clément Koretzky, também é um esportista.
Em meados da última década, Vitor participou de uma série de eventos juniores e conseguiu acumular excelentes resultados. Dois terceiros lugares no Campeonato Francês sub-23 de cyclo-cross e um primeiro lugar na etapa de Flamanville na Copa da França o ajudaram a conseguir certo holofote dentro do território.
No entanto, seria nos Campeonatos Mundiais que os seus melhores desempenhos na carreira viriam. Em 2011, 2013 e 2015, Victor ganhou a etapa de revezamento por equipe do UCI World Championship. Além disso, em 2021 e 2023 venceu etapas da UCI XCO World Cup e foi um dos principais nomes dos eventos.
Carreira olímpica de Victor Koretzky antes dos Jogos da França
O início de Victor em Jogos Olímpicos foi no Rio, em 2016, quando acabou por terminar em décimo lugar e foi o terceiro melhor francês. Naquela época, inclusive, já estava entre os 10 melhores do mundo pela UCI, a União Ciclística Internacional.
Já em 2020, ficou muito perto do pódio, com a quinta colocação geral e uma diferença de 46 segundos para o líder. Era nítida a sua evolução dos jogos anteriores, mas ainda era necessário mais.
Consagração com a medalha
Por fim, em 2024, Victor finalmente conseguiu a medalha que tanto almejava. Não foi a de ouro, é verdade, porém é uma prata que certamente ficará viva na memória do atleta por um tempo.
Afinal, a luta foi bem intensa pelo pódio. O francês terminou a apenas nove segundos do líder Thomas Pidcock, além de ficar míseros dois segundos na frente do sul-africano Alan Hatherly.
Esse, sem dúvidas, foi o grande momento da carreira de Victor. Com 28 anos, sacramentou seu lugar no Mountain Biking francês, que é um dos mais tradicionais do mundo inteiro.
Onde assistir aos Jogos?
Caso tenha interesse em assistir o restante da Olimpíada de Paris, confira as plataformas oficiais que transmitem o torneio. São elas:
- CazéTV;
- Canais pertencentes à Rede Globo;
- Olympics.com.
Lembrando que o site oficial possui algumas restrições quanto aos esportes transmitidos, já que 15 deles não passam por lá.