Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Descubra quem é o judoca Luka Mkheidze

Descubra quem é o judoca Luka Mkheidze

Publicado em:

Última atualização:

O judô é uma modalidade que vem se expandindo globalmente com o passar dos anos. Isso é excelente para a competitividade do esporte, que acaba tendo excelentes lutas e resultados inesperados. No entanto, ao mesmo tempo que vemos potências emergentes, não podemos esquecer que os países mais tradicionais não foram a lugar nenhum, e esse é o caso da França. Um dos principais atletas da nação anfitriã, Luka Mkheidze, tem tido algumas das melhores performances na categoria de 60 kg dos últimos anos e ganhou medalha na Olimpíada de Paris.

Para saber mais sobre Luka e a sua trajetória até Paris, leia o texto a seguir. Além disso, confira como será a programação da categoria em si no torneio.

A biografia de Luka Mkheidze

Luka Mkheidze nasceu na cidade de Tbilisi, na Geórgia, em 1996. No entanto, devido à Guerra Russo-Georgiana que se iniciou em 2008, se mudou para a França com sua mãe em 2010 como um refugiado.

O atleta se instalou originalmente na região de Val-de-Marne e foi ajudado pela igreja com a habitação. No entanto, após um período, se mudou para Le Havre, e o prefeito da comuna, Édouard Philippe, ajudou com seu processo de naturalização. O processo foi longo e só aconteceu de fato no ano de 2015.

Vale destacar que Luka, além do judô, trabalhava metade do seu tempo com o governo municipal. Isso porque Mkheidze, embora tivesse começado no esporte aos sete anos, não conseguiu licença para a prática enquanto estava na Geórgia. A sua migração para a França, dessa forma, o ajudou a obter uma.

Algumas das conquistas pela França

Após se tornar oficialmente um francês, Luka virou um dos grandes esportistas do país na modalidade. De início, um dos seus primeiros triunfos foi na competição IFJ Grand Prix, em 2018, quando, na ocasião, venceu uma medalha de prata na etapa em Acapulco.

As performances daí para frente passaram apenas a melhorar. Em 2020 e 2021, ficou com o bronze nos torneios etapas da IJF Grand Slam e melhorou seu nível no ranking mundial. Além disso, na Olimpíada de Tóquio, também em 2021, teria o melhor momento da sua carreira até então, com outro bronze nos 60 quilos.

Performance na Olimpíada de Paris

Neste ano, Luka já entrou nos Jogos de Paris consolidado como um dos principais nomes da categoria. O atleta conseguiu vencer, nos últimos dois anos, etapas do Circuito Mundial e do Campeonato Europeu. Logo, era de se esperar que tivesse um bom desempenho nos Jogos.

E foi isso que aconteceu. O atleta entrou como cabeça número três, em um torneio que tinha o brasileiro Michel Augusto, e só foi parado na decisão para o atleta do Cazaquistão, Yeldos Smetov, em um duelo bastante equilibrado. Infelizmente, não conseguiu o ouro, mas teve um dos melhores torneios na carreira e levantou a prata mais importante de sua vida.

Com apenas 28 anos, podemos ter certeza de que Luka ainda tem bastante lenha para queimar e, após esse evento, resta saber se estará de volta em Los Angeles para ter uma performance ainda melhor.