Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Tremont Waters: armador do Guangdong Southern Tigers joga por Porto Rico na Olimpíada

Tremont Waters: armador do Guangdong Southern Tigers joga por Porto Rico na Olimpíada

Publicado em:

Última atualização:

Após atravessar meio mundo para defender o Guangdong Southern Tigers na China, Tremont Waters viajou de volta para defender a Seleção de Basquete Porto Rico durante os Jogos Olímpicos de 2024. Uma curiosidade, porém, é que essa não é a primeira vez do armador em solo francês: ele jogou pelo Metropolitans 92 na temporada de 2022/2023, antes de defender o time chinês.

A relação de Waters com o basquete, no entanto, é bem antiga, e começou ainda na infância, com o incentivo do pai. Nascido na cidade de New Haven, em Connecticut, desde muito jovem Tremont foi construindo sua carreira no esporte, primeiro na escola e, depois, na universidade. E assim como a maioria dos jogadores de basquete norte-americanos, foi no ensino superior que ele despontou como atleta por meio do disputado Draft da NBA.

Ele entrou na liga ao ser selecionado pelo Boston Celtics na temporada de 2019/20. Contudo, Tremont Waters não apenas não conseguiu fazer muito pelo time como precisou lidar com uma grande perda em sua temporada de estreia. Seu maior incentivador, o pai, faleceu tragicamente.

Da desistência da NBA à glória na Europa

Depois de apenas dois anos no Celtics, Tremont passou por diferentes equipes ao longo da temporada de 2021/22. Primeiro, o armador atuou no Toronto Raptors. Em seguida, foi para o Washington Wizards, por quem jogou sua última partida pela NBA. Sem conseguir encontrar seu ritmo na liga, Waters tomou uma importante decisão: arrumou as malas e atravessou o Atlântico para jogar no basquete europeu.

Assim, o armador embarcou para a França, onde defendeu as cores do Metropolitans 92. Lá, sim, o jogador pareceu ter encontrado seu estilo de jogo, uma vez que, nos 23 jogos em que atuou pela equipe, ele fez uma média de 18,2 pontos. Para dar uma ideia, nos tempos de NBA, sua maior média foi de 3,4 pelo Celtics. 

A campanha do armador chamou a atenção dos asiáticos e, na temporada seguinte, Trevor deixou a cidade da luz para jogar na China pelo Guangdong Southern Tigers. Na equipe asiática, Waters foi ainda mais feroz: sua média de pontos subiu para 20,8 ao longo das 51 partidas que jogou pelos tigres chineses.

Tremont Waters em Porto Rico

Além de incentivar o filho a jogar basquete, o pai de Tremont Waters sempre estimulou que ele conhecesse Porto Rico. Isso porque Waters tem raízes na ilha caribenha por parte de mãe. Assim, em 2015, ele fez sua primeira seletiva para a equipe sub-17 da seleção do território.

Durante as classificatórias olímpicas, sua ascendência porto-riquenha garantiu a ele uma vaga na equipe. E o armador levou toda a fúria despertada no basquete europeu e asiático para defender a seleção nacional, sendo essencial para ajudar o time a conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris.

Após a classificação, Waters se envolveu em uma polêmica envolvendo a Federação de Basquete de Porto Rico. Em suas redes sociais, o atleta falou sobre o tratamento e as condições precárias que a instituição oferecia aos atletas. Ainda assim, ele garantiu aos colegas de equipe que daria o seu melhor em quadra durante a Olimpíada.

A trajetória de Porto Rico em Paris

Infelizmente, a equipe de Porto Rico pegou adversários fortes ao longo do torneio em Paris. Na partida de estreia contra o Sudão do Sul, a seleção porto-riquenha perdeu por 79 a 90 em uma partida bem equilibrada – com Tremont Waters fazendo 18 pontos. Em seguida, a equipe perdeu feio para a Sérvia, que ganhou com o placar de 107 a 66.

O desafio da terceira e última rodada dos Jogos Olímpicos de 2024 foi um clássico Davi contra Golias. Isso porque Porto Rico precisou enfrentar ninguém menos do que a Seleção dos Estados Unidos. E, se por um lado há toda a questão histórica e política entre os norte-americanos e os porto-riquenhos nesta rivalidade, também pesa o fato dos Estados Unidos terem uma das melhores equipes de basquete do mundo.

Porto Rico e Estados Unidos se enfrentaram no dia 3 de agosto, com a equipe norte-americana não deixando espaço para o adversário. O time de Tremont Waters se despediu de Paris após perder com um placar de 104 a 83 para os Estados Unidos. Anthony Edwards foi o cestinha do jogo, com 26 pontos, enquanto José Alvarado foi o maior pontuador de Porto Rico, com 18 pontos.

Com esse resultado, o próximo adversário dos norte-americanos nas quartas de final é a Seleção Brasileira. As duas equipes se encontram no dia 6 de agosto na Arena Bercy. Todos os jogos e eventos dos Jogos Olímpicos de 2024 são transmitidos ao vivo diretamente pelo próprio site do evento, o Olympics.com. Além disso, o canal de TV por assinatura e streaming SporTV também transmite as partidas. Por fim, todas as competições podem ser acompanhadas online por meio da CazéTV.