Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Trey Lyles, do Sacramento Kings, está representando o Canadá nos Jogos Olímpicos

Trey Lyles, do Sacramento Kings, está representando o Canadá nos Jogos Olímpicos

Publicado em:

Última atualização:

Trey Lyles é jogador do Sacramento Kings, da NBA, e um dos escolhidos para representar a seleção de basquete do Canadá nos Jogos de Paris. O ala-pivô de 2,06 m fez parte do processo de reformulação de sua seleção e vai para sua primeira participação em uma olimpíada.

Saiba mais sobre Trey Lyles, jogador dos Kings e do Canadá, sua trajetória no basquete, títulos e estatísticas.

Trajetória de Trey Lyles

O jogador nasceu em Saskatoon, no Canadá, em 5 de novembro de 1995. Porém, aos 7 anos, se mudou para Indianápolis, nos Estados Unidos, onde começou a praticar o basquete.

Lyles atraiu interesse de várias universidades importantes no basquete. Apesar da Universidade de Indiana, estado em que cresceu, ter sido uma das principais interessadas em recrutá-lo, o canadense escolheu a Universidade de Kentucky. Em 2014, ele iniciou sua trajetória no basquete universitário pelos Wildcats.

O ala-pivô passou apenas um ano na universidade, se declarando elegível para o Draft da NBA de 2015, sendo escolhido na 12ª posição da primeira rodada pelo Utah Jazz.

Na NBA, o canadense não conseguiu um lugar de destaque logo de início. Com números tímidos e sem muito espaço na rotação, ele, de certa forma, não correspondeu às expectativas em sua passagem pelo Jazz.

Em seguida, Trey Lyles foi trocado para o Denver Nuggets, no ano de 2017. Por lá, ficou por duas temporadas, também sem muito brilho. Assim como em Utah, ele foi trocado pelo time de Denver, desta vez para o San Antonio Spurs.

Na gloriosa franquia texana, ele passou a ter mais minutos. Porém, no final da temporada 2019/20, sua primeira nos Spurs, Lyles teve de passar por uma cirurgia e perdeu o restante da temporada.

Trey Lyles ainda passou pelo Detroit Pistons na temporada 2021/22, marcando seu recorde de pontos em um só jogo, 28 contra o Utah Jazz, seu ex-time. Contudo, ele foi trocado para o Sacramento Kings, meses antes do final daquela temporada.

Estatísticas e títulos

O canadense soma nove temporadas da NBA, nas quais passou por cinco equipes e participou de mais de 500 jogos. Em três oportunidades, ele disputou partidas de playoff: 2017, com o Utah; 2019, com o Denver; e 2023, com o Sacramento Kings. Veja as estatísticas da carreira de Lyles na NBA:

  • 581 jogos (126 como titular);
  • 18.3 minutos jogados de média;
  • 7.7 pontos por jogo;
  • 1.1 assistências por jogo;
  • 4.3 rebotes por jogo.

Trey Lyles nos Jogos de Paris

Apesar de ter representado tanto o Canadá como os Estados Unidos nas categorias de base, o jogador optou pelo time canadense principal. Ao todo, ele disputou 15 partidas pela seleção.

Por mais que ele não seja peça fundamental entre os titulares da equipe de Jordi Fernández, o ala-pivô tem contribuído bastante vindo do banco. Nos Jogos Olímpicos de Paris, por exemplo, ele disputou 21 minutos somados nas duas primeiras partidas do Canadá.

Embora não tenha pontuado na estreia contra a Grécia, Lyles contribuiu com três rebotes e uma assistência para a vitória canadense por 86 a 79. Em seguida, ele marcou três pontos e deu uma assistência em nova vitória do Canadá, dessa vez contra a Austrália.

Trey Lyles e a Seleção do Canadá ainda enfrentam a Espanha pela fase de grupos do torneio olímpico de basquete. Com a vaga já garantida, o time busca manter os 100% de aproveitamento e garantir a primeira colocação.