O estádio Matmut Atlantique, do Bordeaux, foi construído para a Eurocopa de 2016, realizada na França. Ele substituiu o Stade Chaban Delmas como a casa do Girondins de Bordeaux, um dos times mais tradicionais do país.
Sede da Euro 2016, dos Jogos Olímpicos de 2024 e muitos outros eventos, o estádio é um dos mais modernos e sustentáveis da França. Veja!
Construção do novo estádio do Bordeaux
O novo estádio da cidade de Bordeaux teve sua construção iniciada em novembro de 2012, visando a conclusão até 2016 para receber a Eurocopa daquele ano. Contudo, ele foi concluído um ano antes, em abril de 2015.
Sua inauguração aconteceu em 18 de maio de 2015 com a partida entre Girondins de Bordeaux e Montpellier, pelo Campeonato Francês. Os donos da casa venceram por 2 a 1 com dois gols do uruguaio Diego Rolán.
Os famosos arquitetos Herzog & de Meuron foram os responsáveis pelo projeto do estádio. Eles são os mesmos que projetaram o Estádio Olímpico de Pequim, o popular “Ninho do Pássaro”, que recebeu os Jogos Olímpicos de 2008. Inegavelmente, o estádio possui um estilo único, assim como os outros projetos dos arquitetos.
Além disso, sua estrutura foi projetada em padrões sustentáveis, contando com um telhado coberto com 700 m² de painéis solares e equipamentos para reaproveitar a água da chuva em seu processo de irrigação.
Capacidade para jogos de futebol e espetáculos
O Matmut Atlantique possui uma capacidade para 42.115 espectadores em eventos esportivos. Até hoje, o maior público foi de 42.071 pessoas, na partida entre Stade Toulousain e Stade Rochelais, pelo Campeonato Francês de Rugby, realizada em 8 de junho de 2019.
Porém, em shows e espetáculos, a capacidade do estádio aumenta para mais de 50.000 pessoas. O maior público registrado em um concerto foi em 4 de junho de 2022, no show da banda de rock francesa Indochine.
No ranking de maiores públicos em espetáculos, em seguida vem o show do cantor britânico Ed Sheeran, em 29 de maio de 2019, com 41.449 pessoas presentes.
Assim como esses grandes nomes da música, Guns N’Roses, Céline Dion e The Weeknd já fizeram apresentações no Nouveau Stade de Bordeaux.
Estádio do Bordeaux como sede das Olimpíadas
Por outro lado, além de ter sido a casa do Girondins de Bordeaux, clube que disputava a Ligue 1, o estádio foi sede da Eurocopa 2016. Neste evento, cinco jogos foram realizados na cidade, incluindo as quartas de final entre Alemanha e Itália.
Além disso, a Copa do Mundo de Rugby de 2023 foi sediada em Bordeaux, com cinco jogos disputados.
Em 2024, o estádio do Bordeaux também recebe partidas dos torneios feminino e masculino de futebol das Olimpíadas, contando com seis jogos entre seleções olímpicas. Uma delas foi a vitória da Seleção Feminina do Brasil sobre a Nigéria por 1 a 0, com gol de Gabi Nunes.
O estádio ainda receberá o duelo entre França e Argentina, válido pelas quartas de final do torneio masculino de futebol, no próximo dia 2 de agosto.