Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Veja quem é o atleta olímpico Hugo Calderano

Veja quem é o atleta olímpico Hugo Calderano

Publicado em:

Última atualização:

Um dos grandes destaques da Olimpíada de Paris entre os membros do time Brasil foi Hugo Calderano. O atleta estava tendo uma belíssima participação no tênis de mesa e disputou medalha na modalidade. Com 28 anos, atravessa o melhor momento de sua carreira até hoje e, não à toa, vai colocando seu nome como um dos maiores, senão o maior, mesatenista que o Brasil já teve. Mas, afinal, como Calderano surgiu e quais títulos já conquistou?

Leia o texto a seguir para explorar um pouco da biografia de Hugo e alguns dos seus grandes momentos na sua trajetória profissional.

O começo de Hugo Calderano

Hugo Marinho Borges Calderano nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1996.

O seu começo no mundo do tênis de mesa foi logo cedo, com 8 anos de idade. Ele tem dois pais professores, Elisa Borges e Marinho Calderano, que foram peças fundamentais para a jornada de Hugo. Isso porque ambos incentivaram o filho a procurar um esporte que conseguisse ter destaque.

Inicialmente, aliás, o atleta praticou vôlei e basquete antes de entrar no mundo do tênis de mesa. Todavia, foi com a raquete nas mãos que acabou por obter mais sucesso. Tanto que, com o passar dos anos, colecionou diversos campeonatos juniores do esporte e virou um dos atletas mais promissores do Brasil.

A sua grande fama, entretanto, veio no ano de 2011. Naquele período, enfrentou o lendário Hugo Hoyama com apenas 15 anos de idade e conseguiu derrotá-lo.

Ascensão na carreira

A vitória sobre Hoyama colocou Hugo Calderano em um patamar bem diferente. É inevitável observar que, após aquele duelo, o brasileiro teve uma enorme ascensão no seu jogo. Esse cenário ficou ainda mais notório em 2012, quando se tornou o primeiro atleta do Brasil a liderar o Circuito Mundial sub-18.

Mas não para por aí: Hugo ainda venceria um bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014 e, além disso, conquistaria seis ouros em Jogos Pan-Americanos de 2015 a 2023.

Olimpíada de Paris

Após uma trajetória bastante vitoriosa, principalmente no continente americano, Calderano buscava agora uma medalha olímpica para se tornar de vez uma das grandes lendas do esporte. Em 2024, na Olimpíada feita em Paris, ele esteve bem próximo de alcançar esse feito.

Hugo começou o evento como o quarto cabeça de chave e, no geral, fez um torneio fora de série. Na primeira rodada, venceu o cubano Andy Pereira em 4 sets; na segunda; o espanhol Álvaro Robles, em 6; na terceira, o francês Alexis Lebrun, em 5; e nas oitavas, derrotou o sul-coreano Jang Woo-jin, também em 4.

Infelizmente, na semis, Calderano parou em Truls Moregardh, da Suécia, e foi derrotado em 3 sets a 2. Além disso, também perdeu para o francês Félix Lebrun na disputa do terceiro lugar por 4 a 0, o que deixou o brasileiro sem medalha.

Onde assistir os Jogos ao vivo?

Caso você tenha interesse em acompanhar a reta final dos Jogos Olímpicos, basta acessar uma das plataformas oficiais do torneio: CazéTV, o site Olympics.com, além da Rede Globo e os canais pertencentes à emissora.