Desde 2014 na NBA (National Basketball Association), Joe Ingles é um ala muito importante para a história estrangeira da liga. Natural da Austrália, o jogador passou ainda pela Europa antes de chegar aos Estados Unidos.
Durante todo o seu período jogando basquete, ele impactou de várias formas e atualmente luta a favor dos direitos de pessoas autistas. Atualmente, ele está presente nos Jogos Olímpicos 2024 com sua seleção. Conheça o atleta abaixo!
Carreira de Joe Ingles
Nascido em 02 de outubro de 1987, na Austrália, Joe Ingles começou carreira no South Dragons, na National Basketball League (NBL), da Austrália.
De 2006 a 2009, Ingles mostrou sua versatilidade e habilidade, acumulando médias de 14.5 pontos, cinco rebotes e 3.7 assistências por jogo em três temporadas. Além disso, liderou sua equipe ao seu primeiro título de NBL na temporada 2008-09.
Após esse período, Joe Ingles se mudou para a Europa, tendo assinado com o CB Granada, time da Liga ACB, da Espanha, em 2009. Devido ao bom desempenho, o Barcelona demonstrou interesse nele, fechando contrato em 2010. Durante seu tempo no time catalão, Ingles contribuiu ativamente nas conquistas de competições nacionais.
Mais tarde, o ala informou à equipe que não permaneceria para a temporada 2013-14. Assim, ele seguiu para o Maccabi Tel Aviv, tendo conquistado a Euroliga de 2013-14. Na sequência, recebeu uma chance para jogar na NBA.
Carreira de Joe Ingles na NBA
Joe Ingles fez sua estreia na NBA com o Utah Jazz na temporada 2014-15, após jogar a pré-temporada com o Los Angeles Clippers. Na equipe de Utah, ele foi evoluindo de um jogador confiável do elenco para uma peça indispensável.
Conhecido por sua precisão nos arremessos de três pontos, habilidade em jogadas diversas, além de inteligência defensiva, Ingles teve seu melhor desempenho em 2017-18. Naquele momento, ele teve médias de 11.5 pontos, 4.2 rebotes e 4.8 assistências por jogo.
Desses números, pode-se destacar a porcentagem de acerto de 46,7% dos arremessos de quadra, bem como 44% nas bolas de três pontos.
Além disso, Joe Ingles estabeleceu vários recordes e marcas com o Utah Jazz. Por exemplo, ele se tornou o líder de todos os tempos da franquia em arremessos de três pontos convertidos, com 1071 cestas certas.
Quando deixou a equipe em 2021-22, o jogador acumulava 5.094 pontos, 2.213 assistências e 1.914 rebotes no total. Separando em porcentagem, ele teve 44.9% nos arremessos de quadra, além de 40.8% nas bolas de três. Falando em playoffs, Ingles foi à pós-temporada em cinco ocasiões, tendo acumulado 9.8 pontos, 3.8 assistências e 3.8 rebotes.
Após seu tempo com o Jazz, Joe Ingles assinou com o Milwaukee Bucks na temporada 2022-23. Saindo do banco, ele disputou 46 partidas. Nesse período, anotou 6.9 pontos, 3.3 assistências e 2.8 rebotes.
Em relação à porcentagem de seus pontos, então, Ingles teve 43.5% nos arremessos de quadra e 40.9% nas bolas de três. Posteriormente, o australiano foi parar no Orlando Magic e, após uma temporada, atuou em 68 jogos, acumulando 4.4 pontos, três assistências e 2.1 rebotes.
Atualmente, entretanto, o jogador se comprometeu com o Minnesota Timberwolves para o período de 2024-25 da NBA.
Vida pessoal e ativismo
Em meados de 2019, Joe Ingles veio a público ao lado de sua esposa, Renae, para uma declaração a respeito de sua família. Naquele período, os dois haviam descoberto que Jacob, filho mais velho do casal, é autista.
Na época com dois anos, os pais notaram que o garoto estava se desenvolvendo mais lentamente do que a irmã Milla. Embora seja normal esse tipo de situação na comparação de meninos e meninas, a criança não estava conseguindo se comunicar, levantando hipóteses de algum problema maior.
Desde então, Joe Ingles e sua esposa fazem parte de grupos que promovem a conscientização em relação ao autismo. Um exemplo dessa preocupação do casal é o fato de os dois doarem e arrecadarem fundos para tornar o Fiserv Forum, arena do Milwaukee Bucks, um local acolhedor para todos.
De acordo com informações, essa iniciativa já culminou na reformulação de alguns espaços no ginásio que contam com paredes de carpete macio, cubo brilhante para redução da ansiedade, bem como televisões e outras interações.
Além disso, os dois fazem parte do KultureCity, que promove uma melhor interação para com pessoas com necessidades sensoriais.
Jogos Olímpicos
Neste momento, Joe Ingles está em Paris disputando os Jogos Olímpicos com a Seleção da Austrália, na busca pelo pódio, tal como foi o bronze em Tóquio 2020. Presente no banco de reservas mais como uma força de experiência, o jogador viu sua equipe estrear com vitória em cima da Espanha por 92 a 80.
No entanto, na sequência, viu uma derrota de 93 a 83 para o Canadá. Agora, ele aguarda a próxima partida da fase classificatória, que será contra a Grécia, no próximo dia 02 de agosto, a partir das 8h30 da manhã (horário de Brasília).