Para aqueles que acompanharam as provas de ginástica artística durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, realizados em 2021, o nome da atleta MyKayla Skinner é conhecido. A ginasta fez parte da equipe dos Estados Unidos e conquistou a medalha de prata no salto sobre o cavalo na capital do Japão.
MyKayla Skinner tem 27 anos. Ela começou na ginástica artística no ano 2000, quando tinha apenas três anos, juntamente com suas irmãs Chelsea e Katie. Mas os primeiros títulos vieram em 2014, quando a atleta participou de seu primeiro Mundial de Ginástica Artística.
No torneio, a ginasta disputou as provas de trave, solo, barras assimétricas, salto, individual geral e por equipe. Nos eventos individuais, MyKayla Skinner foi bronze no salto. Na mesma competição, ela também levou o ouro para casa na disputa por equipes.
Em seguida, a atleta passou a competir pelo time da Universidade de Utah. Ela foi duas vezes campeã (nos anos de 2017 e 2018) da National Collegiate Athletic Association. A NCAA é instituição responsável por organizar campeonatos universitários nas mais diferentes modalidades, nos Estados Unidos. Em 2019, novamente a atleta ganhou o ouro na prova por equipes no Mundial.
A carreira olímpica
Juntamente com nomes como o de Simone Biles, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, a atleta fez parte da delegação dos Estados Unidos. Entretanto, ela veio ao Brasil como substituta, e não teve a chance de competir.
Na Olimpíada de Tóquio, Skinner também foi convocada como substituta na equipe norte-americana, viajando ao lado de Simone Biles, Jordan Chiles, Suni Lee, Jade Carey e Grace McCallum. Contudo, após Biles – medalhista de ouro em Paris, agora em 2024 – desistir de competir em algumas finais da modalidade, MyKayla ganhou a oportunidade de disputar diferentes eventos.
Skinner terminou a competição em 14º lugar no exercício de solo feminino; 27º na trave individual e 31º nas barras assimétricas feminino. No entanto, a atleta fez uma excelente prova de salto sobre o cavalo, que lhe rendeu a prata olímpica naquele ano.
O desentendimento entre Simone Biles e MyKayla Skinner
Hoje, MyKayla Skinner está afastada das competições. Isso porque, em setembro de 2023, ela deu à luz Lottie, sua primeira filha, fruto de seu relacionamento com o influenciador digital Josh Harmer.
Assim, a ginasta não participou de nenhum evento classificatório para os Jogos Olímpicos de 2024. Contudo, mesmo sem sequer ter tirado os pés dos Estados Unidos, seu nome voltou a aparecer com destaque nas manchetes, mas, desta vez, não foi devido a nenhuma conquista olímpica.
Após vencer o ouro no evento por equipes na ginástica artística em Paris, Simone Biles publicou uma foto dela ao lado de suas companheiras de time celebrando a conquista. Na legenda, a ginasta – que se tornou a mais condecorada da história dos Estados Unidos – escreveu: “Sem talento, preguiçosas e campeãs olímpicas”.
Muitos viram nisso uma provocação à sua ex-colega de equipe. Isso porque, pouco antes do início dos Jogos Olímpicos na capital francesa, ela havia criticado o time convocado para representar os Estados Unidos na ginástica artística feminina.