A tenista Qinwen Zheng está fazendo história em Paris. Na disputa da sua primeira Olimpíada, a chinesa já garantiu uma medalha no simples feminino de tênis.
Nascida em Shiyan, na China, e com apenas 21 anos, Zheng está vivendo uma temporada de ascensão no esporte. Atualmente, a chinesa ocupa a sétima posição no Ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA, em inglês).
Para coroar a boa fase, Qinwen Zheng vai em busca do ouro olímpico. Para isso, precisa vencer a final contra uma adversária que está necessariamente abaixo dela no ranking. Isso porque a disputa que decidirá quem vai para a final com a chinesa está entre Donna Vekic (21ª no ranking da WTA) e Anna Karolina Schmiedlova (67ª no ranking da WTA).
Trajetória na Olimpíada 2024
Qinwen Zheng passou por cinco rodadas nos Jogos de Paris até chegar à decisão do ouro. Na primeira rodada, enfrentou a tenista italiana Sara Errani, 91ª no ranking da WTA. A chinesa venceu a partida de forma perfeita, 2×0, e ganhou todos os games do jogo.
Na segunda rodada, Zheng voltou a vencer por 2×0. A adversária da vez foi a holandesa Arantxa Rus, 103ª colocada no ranking da WTA.
Contudo, a partir das oitavas, a chinesa começou a encontrar dificuldades. Ela começou perdendo o primeiro set para Emma Navarro, que ocupa a 15ª colocação no ranking da WTA. No segundo set, Qinwen Zheng voltou a encontrar dificuldades e venceu no tie break. O último set teve um enredo mais tranquilo para a chinesa, que venceu por 6 games a 1.
Nas quartas de final, Zheng enfrentou a alemã Angelique Kerber, 212ª no ranking da WTA. Novamente, a chinesa começou o jogo perdendo, mas conseguiu a virada. A vitória veio no último set com um tie break de 8×6.
O principal desafio da trajetória para a final foi nas semis. Qinwen Zheng teve que passar pela número 1 do ranking da WTA, a polonesa Iga Swiatek. Zheng venceu o jogo por 2 sets a 0, conquistando sua primeira final logo em sua estreia olímpica.
Frente a frente de Qinwen Zheng contra provável adversária
Qinwen Zheng espera o confronto entre Donna Vekic e Anna Karolina Schmiedlova para conhecer sua adversária na final dos Jogos Olímpicos.
A tenista chinesa já enfrentou a croata Donna Vekic, que tem quatro títulos da WTA, em duas oportunidades. Destas, foi uma vitória para cada lado.
A outra possibilidade é a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova. Ela e Zheng nunca se enfrentaram, mas Schmiedlova vem fazendo uma boa Olimpíada. A eslovaca foi a algoz de Bia Haddad Maia, derrotando a brasileira no segundo round em Paris 2024.
Estatísticas
A ascensão de Qinwen Zheng no tênis é impressionante. Em 2023, a chinesa ganhou o prêmio da WTA de jogadora que mais se desenvolveu no ano, terminando a temporada na 15ª posição do ranking mundial de tênis.
Em 2022, Zheng já havia ganhado o prêmio de recém-chegada do ano da WTA. Naquela temporada, a chinesa chegou à sua primeira final na WTA em Tóquio. Entretanto, acabou perdendo o título para Liudmila Samsonova.
O primeiro título da chinesa veio no ano seguinte. No WTA de Palermo, Qinwen venceu a italiana Jasmine Paolini por 2×1. No mesmo ano, voltou a conquistar um título de WTA, o de Zhengzhou, quando novamente venceu por 2×1 – dessa vez, contra Barbora Krejcikova.
O terceiro título da WTA de Qinwen Zheng foi em 2024, quando voltou a vencer em Palermo, como resultado da vitória contra Karolina Muchová por 2×1.