Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Descubra a utilidade do Grand Palais na Olimpíada de 2024

Descubra a utilidade do Grand Palais na Olimpíada de 2024

Publicado em:

Última atualização:

Um dos grandes atrativos da Olimpíada de 2024 é a realização de provas perto de diversos monumentos históricos da cidade de Paris. Esse cenário não é por acaso, afinal, isso está alinhado à ideia de sustentabilidade do governo francês, que também quer evitar elefantes brancos. Dessa forma, o Hôtel des Invalides, por exemplo, está sediando torneios de tiro com arco, enquanto os pés da Torre Eiffel recebem os jogos do vôlei de praia. Além disso, o Grand Palais, palácio que fica no coração da Cidade Luz, também é palco das disputas.

A seguir, conheça um pouco da história desse monumento, a sua relevância e o esporte que ele irá sediar durante o período dos Jogos.

A história do Grand Palais

O Grand Palais foi aberto no ano de 1900. Inicialmente, ele foi planejado para a Exposição Universal de Paris naquele mesmo ano, que aconteceu entre 12 e 15 de abril. A sua localização é perto dos Campos Elíseos e também do Petit Palais. Ao todo, possui 77 mil metros quadrados e é uma das mais belas obras arquitetônicas, não apenas da França, mas de toda a Europa.

Os responsáveis por sua construção foram quatro homens: Albert Louvet, Albert-Félix-Théophile Thomas, Charles Girault e  Henri Deglane. Eles participaram de um concurso público, que foi feito com arquitetos de todo país para escolher o responsável pela elaboração do edifício. Dessa forma, como todos passaram, tiveram que compartilhar suas ideias e o resultado disso foi excepcional.

Os seus salões interiores refletem diversas expressões e manifestações artísticas. Além disso, o exterior é um perfeito encaixe com a paisagem urbana e movimentada da cidade.

O Grand Palais em período de guerras

Durante a Primeira Guerra Mundial, o palácio servia como um quartel para tropas e também como um hospital para os feridos, já que os outros centros hospitalares ficaram cheios nesse ínterim.

Já na Segunda Guerra, o Grand Palais sofreu um bombardeamento que destruiu uma de suas alas. Lembrando que os nazistas ocuparam Paris em meados de 1900.

Eventos esportivos

Além do fato que abrigar movimentos intelectuais era útil nas Guerras, vale destacar que o Grand Palais também é um palco cultural na capital francesa. Sendo assim, já recebeu eventos esportivos mesmo antes dos Jogos. O concurso hípico, por exemplo, foi feito entre 1901 e 1957, e é o principal motivo para a obra incluir uma nave e uma pista de areia.

As provas de “attelage” eram bem frequentes. No caso, um cavalo ficava preso a várias cordas e, através delas, puxava uma carroça que tinha um competidor. Esse tipo de prova ainda existe em diversos locais no Velho Continente, mas em bem menor quantidade.

Grand Palais na Olimpíada de 2024

O Grand Palais, como dito antes, está sendo um dos palcos para os Jogos Olímpicos de 2024. O local é responsável por sediar os eventos de esgrima e taekwondo. A esgrima durará até o dia 4 de agosto e o taekwondo começará no dia 7 e terminará no dia 10.

Somado a isso, vale ressaltar que o Palais, nas Paralimpíadas, vai abrigar as mesmas modalidades.