Início » Lutas » UFC » A carreira de Rodrigo Nascimento no UFC, veja o perfil do atleta peso pesado

A carreira de Rodrigo Nascimento no UFC, veja o perfil do atleta peso pesado

Publicado em:

Última atualização:

Por mais que tenha sofrido derrota em seu último combate, contra o americabo Derrick Lewis, a carreira de Rodrigo Nascimento vem sendo muito boa dentro do UFC. Com sete duelos na maior organização de artes marciais do mundo, o atleta acumula quatro vitórias, duas derrotas e um confronto sem resultado. Entretanto, o peso-pesado conhecido também como “Zé Colméia” já apresenta um cartel de onze duelos ganhous e apenas dois perdido.

Vale destacar que, na última luta, o lutador enfrentava um dos nomes mais experientes de sua divisão, que também é o maior nocauteador da história do UFC. Essa foi uma experiência importante para o brasileiro, que tem apenas 31 anos e está em uma divisão na qual os atletas costumam manter um bom nível até uma idade mais avançada.

A luta contra Derrick Lewis foi a principal do UFC on ESPN 56, que aconteceu em maio de 2024. Nela, o mineiro sofreu nocaute técnico no terceiro round. O próximo confronto de Rodrigo Nascimento ainda não tem previsão, mas é provável que ele volte aos octógonos ainda esse ano. 

A busca de recuperação na organização e a vontade de conquistar o cinturão do peso-pesado é o que move o atleta a continuar. Dessa forma, a torcida fica empolgada com qualquer movimentação do lutador, que tem muito a crescer.

Quer saber mais sobre a carreira de Rodrigo Nascimento e sua trajetória no UFC? Acompanhe a leitura do artigo e veja seu perfil e estatísticas.

O perfil de Rodrigo Nascimento no UFC

Rodrigo Nascimento é um lutador com 112 quilos e 1,90 de altura, sendo assim, o atleta sempre esteve na categoria peso-pesado. Estando em atividade desde 2012, o lutador ganhou seu contrato no UFC após uma vitória convincente no Dana White’s Contender Series, espécie de liga de desenvolvimento do UFC.

Ele fez sua primeira participação na maior organização de MMA do mundo em 16 de maio de 2019. Na ocasião, venceu Don’Tale Mayes por finalização no segundo round.

É válido ressaltar que, antes de sua entrada no torneio, o esportista já era muito conhecido no Brasil, principalmente em seu estado. Para melhor noção, antes de estrear oficialmente no UFC, Zé Colmeia tinha sete vitórias e nenhuma derrota.

No entanto, primeira derrota veio em seu segundo duelo no UFC, em que enfrentou Chris Daukaus. O duelo durou apenas 40 segundos e Rodrigo Nascimento sofreu nocaute por socos. Ele conseguiu emplacar uma sequência de três vitórias antes da derrota para Derrick Lewis. Veja seu retrospecto recente:

  • Derrick Lewis – Derrota do brasileiro por nocaute;
  • Don’Tale Mayes – Vitória por decisão dos juízes;
  • Ilir Latifi – Vitória parcial por decisão dos juízes.
  • Tanner Boser – Vitória parcial por decisão dos juízes;
  • Alan Baudot – Sem resultado (Overturned)

O mineiro faz parte hoje do American Top Team, da Flórida. Essa é uma das principais academias de MMA do mundo. É nela que treina o brasileiro Alexandre Pantoja, atual campeão peso-mosca do UFC.

Rodrigo Nascimento já provou ter um jogo de chão muito melhor do que a maioria dos pesos-pesados. Porém, em uma categoria cheia de nocauteadores, é essencial que ele tenha uma luta em pé afiada.