Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Simone Biles, a lenda da ginástica artística americana

Simone Biles, a lenda da ginástica artística americana

Publicado em:

Última atualização:

A ginástica artística tem sido um destaque cada vez maior nos Jogos Olímpicos, especialmente no Brasil. Nomes como Rebeca Andrade e Flávia Saraiva fazem parte da melhor geração de ginastas do país e despertam bastante a atenção do público. Além disso, no exterior, temos uma das melhores, senão a melhor, atletas da história da modalidade: Simone Biles. A americana ganhou diversos títulos ao longo de sua carreira e, não à toa, é reverenciada pelos fãs.

Sendo assim, caso tenha interesse em descobrir um pouco mais sobre ela, leia o texto a seguir. Vamos explorar a sua biografia e algumas de suas principais conquistas.

O começo de Simone Biles

Simone Biles Owens nasceu em Columbus, nos Estados Unidos, em 1997.

A atleta começou no mundo do esporte com apenas seis anos de idade. Durante esse período, se apaixonou pelo mundo da ginástica e praticou em vários torneios juniores. Desde sempre, era possível notar que estava destinada ao sucesso.

Sua primeira aparição de destaque no cenário internacional foi em 2013. Na época tinha apenas 16 anos e conquistou duas medalhas no Campeonato Mundial de Ginástica Artística da Antuérpia, incluindo o título geral. Além disso, nesse evento mostrou ao mundo um novo movimento, o Biles, que é um duplo mortal com meia torção.

Já sua carreira em Jogos Olímpicos teve início em 2016. Da mesma forma que no Mundial, chegou ao torneio olímpico deixando claro quem era a melhor ginasta do planeta daquele momento. Ao todo, conquistou três ouros e um bronze.

As principais conquistas da ginasta

Como dito antes, Biles é uma colecionadora de grandes conquistas e já marcou seu nome na ginástica artística. Ao todo, a atleta possui mais de 30 medalhas na carreira. Algumas das principais incluem:

  • Ouro no individual geral na Olimpíada do Brasil;
  • Ouro no torneio por equipes na Olimpíada da França;
  • Ouro no individual geral do Campeonato Mundial em 2013;
  • Ouro no individual geral do Campeonato Mundial de 2023.

Aliás, vale destacar que Biles conquistou três medalhas nos Jogos: ouro por equipes, ouro no individual geral, ouro no salto, e prata no solo.

Problemas de saúde mental

Fora dos ginásios, Simone Biles também foi destaque na Olimpíada de 2020, em Tóquio. A atleta alegou que sofreu problemas de saúde mental e acabou por desistir de algumas categorias do evento. Isso, aliás, fez com que houvesse um grande debate em torno dessas questões no mundo do esporte.

Qual a fortuna de Simone Biles?

De acordo com a Forbes, em matéria feita no ano de 2021, Biles recebe cerca de $5 milhões por ano através de seus 12 patrocinadores. Dessa forma, esse número, embora seja considerável, ainda a deixa longe dos atletas mais bem pagos do mundo.

Para se ter uma ideia, em 2016, Usain Bolt, outra lenda olímpica, recebeu $32, 5 milhões em apenas um ano.

Onde assistir aos Jogos ao vivo?

Caso você tenha interesse em assistir as modalidades dos Jogos ao vivo, basta acessar uma das plataformas que transmitem os Jogos: canais da Rede Globo, CazéTV e Olympics.com.